EQST

O Que Uma Leso Contundente?

O que é uma lesão contundente?

Ferida Contusa São lesões abertas cuja ação contundente foi capaz de vencer a resistência e a elasticidade dos planos moles.

O que significa ação perfuro contundente?

Resumo: Entre as feridas perfuro-contundentes estão aquelas produzidas por projéteis de armas de fogo. Com efeito, os projéteis de armas de fogo, ao atuarem sobre o alvo, concomitantemente, perfurando-o e contundindo-o, caracterizam-se como instrumentos traumáticos perfuro-contundentes.

O que é uma ferida perfuro contusa?

Ferimento lácero-contuso: ferimento contuso que criou retalhos. Ferimento perfurante: superfície circular com bordos regulares ou não. Apresenta orifício de entrada, um trajeto e às vezes orifício de saída. Produzido por objeto pontiagudo e fino capaz de atravessar a pele e tecidos subjacentes.

Quais as características encontradas em feridas provocadas por ação cortante que ajudam a diferenciá las daquelas provocadas por ação contundente?

Quais as características encontradas em feridas provocadas por ação cortante que ajudam a diferenciá-las daquelas provocadas por ação contundente? ... Predomínio da profundidade sobre o comprimento, aproximação das bordas das feridas, paredes da ferida irregulares e rugosas.

O que são as lesões por ação mista?

Podem ter como repercussão o impacto de um objeto em movimento contra o corpo humano parado (meio ativo), ou o instrumento encontrar-se imóvel e o corpo humano em movimento (meio passivo), ou, finalmente, os dois se acharem em movimento, indo um contra o outro (ação mista).

Como podemos classificar os ferimentos ou traumatismos?

A) Classificação dos traumatismos superficiais Os traumatismos superficiais podem ser fechados ou abertos. Traumatismos fechados são as contusões leves causando edemas traumáticos, como as equimoses, os hematomas superficiais. Os traumatismos abertos são os ferimentos.

Qual a classificação da ferida?

As feridas podem ser classificadas de três formas diferentes: de acordo com a maneira como foram produzidas, de acordo com o grau de contaminação e de acordo com o comprometimento tecidual. Quanto ao mecanismo de lesão as feridas podem ser descritas como incisas, contusas, lacerantes ou perfurantes.

O que é a fibrina na ferida?

O organismo acumula proteína fibrina na região lesionada que, ao se misturar com plaquetas, ajuda a estancar o sangramento. Ou seja, essa “casquinha” é sangue coagulado misturado a proteínas do corpo. Os especialistas alertam que mexer ou cutucar a casca da ferida pode atrasar o processo de cicatrização.

O que faz a fibrina?

A Fibrina (ou fator Ia) é uma proteína fibrosa envolvida na coagulação de sangramentos. Ela sofre polimerização de modo a, em ação conjunta à das plaquetas, formar uma camada que detém hemorragias. A fibrina é formada a partir de uma cadeia de reações que culmina na ação da trombina sobre o fibrinogênio (fator I).

O que usar na fibrina?

Em áreas com fibrina ou necrose superficial circunscrita, o desbridamento químico pode ser suficiente para limpar a ferida e possibilitar a re-epitelização. Quando não se evidencia necrose, mas há infecção ou em regiões passíveis de contaminação, a pomada com sulfadiazina de prata costuma ser uma boa indicação9.

O que passar na ferida?

5 passos para curar uma ferida mais rápido

  1. Lavar a ferida e fazer um curativo. ...
  2. Aplicar calor na ferida por 15 minutos. ...
  3. Manter a ferida elevada. ...
  4. Comer ômega 3 e vitaminas A, C e E. ...
  5. Passar uma pomada cicatrizante.

Qual pomada usar em tecido de Granulacao?

O Hidrogel está indicado no tratamento de:

  • Feridas com tecido de granulação;
  • Úlceras venosas, arteriais e por pressão;
  • Queimaduras de segundo grau de pequena extensão;
  • Feridas com perda parcial ou total de tecidos;
  • Áreas pós-trauma.

O que usar no tecido de granulação?

Se tecido de granulação predominante use Hidrofibra preferencialmente. Na presença de alta colonização use versão c/ Ag. Feridas com Infecção Controle da infecção, odor, exsudato e desbridamento s/n 1ª opção Calêndula 05% gel 2ª opção Babosa 25% gel 3ª opção Hamamelis 10% gel Papaína 10% gel se necrose predominante.

O que é um tecido de granulação?

substantivo masculino Tecido fibroso que se forma durante o processo de cicatrização de uma ferida ou de uma lesão na pele, de aparência rosada e granular no local da lesão, é formado por brotos capilares que se organizam das mais variadas formas, por estroma, leucócitos e hemáceas; caracteriza-se por fazer parte do ...

Qual a pomada indicada para erisipela?

Pomada para erisipela Em caso de erisipela bolhosa, em que se forma uma lesão úmida, com bolhas e conteúdo transparente, pode-se associar ao tratamento anti-microbianos tópicos, como o ácido fusídico a 2%, ou sulfadiazina argêntica a 1%.