O termo hematêmese é normalmente indicativo de alterações gastrointestinais e corresponde ao termo científico para vômito com sangue, que pode acontecer devido a situações pouco graves como por exemplo devido ao sangramento nasal ou irritação do esôfago.
A hematêmese é o vômito de apreciável quantidade de sangue. Melena são fezes escuras, quase pretas e pastosas, lembrando borra de café ou piche; elas se explicam pela presença de sangue no aparelho digestivo, pois era tais casos a origem da hemorragia se situa geralmente nos seg- mentos mais altos do trato digestivo.
Vomitar sangue é uma emergência médica. O vômito pode ser composto apenas por sangue, mas alguns restos de alimentos ainda não digeridos podem vir junto também.
Informações úteis:
A presença de sangue na saliva ou no catarro pode acontecer devido à infecção ou inflamação das vias aéreas, podendo ser indicativa de sinusite, bronquite ou bronquiectasia, por exemplo, sendo normalmente acompanhados de outros sintomas como dificuldade para respirar, dor no peito e cansaço.
Vômito preto. O vômito preto normalmente é indicativo de hemorragia digestiva, sendo constituído principalmente por sangue não digerido e é denominado hematêmese. Normalmente o sangue preto surge associado a outros sintomas, como tontura, suor frio e fezes com sangue.
Dentro das moléculas heme orgânicas dos glóbulos vermelhos está o elemento ferro, que oxida após a exposição ao ácido gástrico. Essa reação faz com que o vômito pareça café moído. O vômito do tipo borra de café moído é um sinal de possível sangramento gastrintestinal superior.
O vômito fecal é um sintoma de obstrução do trato digestivo, mais especificamente do intestino. Acontece quando este último é o tumor de origem, ou em qualquer outro câncer que provoque compressão das alças e impeça a passagem normal das fezes.
Os sintomas mais comuns de uma obstrução intestinal são a parada de eliminação de fezes e gases....Outros sintomas comuns incluem:
Em geral, as causas mais comuns de obstrução mecânica são aderências, hérnias e tumores. Outras causas gerais são diverticulite, corpo estranho (incluindo cálculos biliares), vólvulo (torção do intestino no seu mesentério), intussuscepção (penetração de um segmento do intestino delgado em outro) e impactação fecal.
Sucos, ameixa, kiwi, manga, laranja, pêra, pêssego, abacaxi, melão, uvas passas, frutas secas, coco, morango, abacate. Verduras de folhas cruas, brócolis, milho, couve-flor, pepino, pimentão e outras hortaliças formadoras de gases intestinais. Verduras e legumes , feijão, lentilha, grão de bico.
Recomendações
Lista de alimentos permitidos
Os sintomas de enterite desenvolvem-se à medida que há maior inflamação na mucosa do intestino, sendo os principais.
Azia, vômitos, sensação de estufamento, dor abdominal, cólicas, diarreia, intestino preso e escape de gases e fezes são alguns dos sinais de alerta de que algo não está funcionando bem no intestino. Presença de sangue e perda de peso também devem ser motivo de atenção.
Conheça as 4 doenças mais comuns do intestino