EQST

O Que Uma Gastrectomia Total?

O que é uma gastrectomia total?

Gastrectomia total. É também indicada se a doença está localizada na parte superior do estômago, próximo do esôfago. Na gastrectomia total, é removido todo o estômago, linfonodos próximos e o omento, podendo incluir, ainda, a remoção do baço e partes do esôfago, intestino, pâncreas e outros órgãos adjacentes.

O que acontece quando uma pessoa tira o estômago?

O esôfago passa a ser ligado ao intestino, com a comida seguindo direto. "Sem a passagem pelo estômago, a digestão se processará no intestino delgado, mas sem a ação do ácido clorídrico, então os alimentos não chegarão em condições de serem bem absorvidos no jejuno e no íleo - partes do intestino delgado-", diz Resque.

O que comer após gastrectomia total?

Pode comer macarrão, arroz, feijão, tudo normalmente. Mas em pequenas porções e sem ingestão de líquidos. Divida as refeições em pequenas porções ao longo do dia. Evitar açúcar de qualquer tipo, bolos, pudins, tortas, "cakes", cucas, broas, sorvetes, cremes, biscoitos, chocolates, etc.

Como vive uma pessoa que retira o estômago?

Uma pessoa que fez a retirada do estômago pode viver uma vida normal, porém, as responsabilidades e os cuidados serão maiores, uma vez que a quantidade de comida muda e os nutrientes deixam de ser bem absorvidos pelo organismo.

Quanto tempo dura uma cirurgia de gastrectomia?

Esse procedimento dura em média de 3 a 4 horas.

Como é a cirurgia de gastrectomia?

Na gastrectomia total, é removido todo o estômago, linfonodos e o omento, podendo incluir, ainda, a remoção de outros órgãos adjacentes, como baço, em casos específicos. A extremidade do esôfago é então ligada a uma parte do intestino delgado, criando um novo caminho para descer para o trato intestinal.

Quais as complicações da gastrectomia?

Existem complicações durante o ato cirúrgico como sangramentos e lesões inadvertidas de estruturas próximas, bem como complicações pós operatórias onde as mais frequentes são sangramentos, infecções locais ou sistêmicas e fístulas.

Como ganhar peso após gastrectomia?

É possível a manutenção do peso com este tipo de cirurgia, entretanto para haver ganho o acompanhamento nutricional é fundamental. Com certeza não haverá grande ganho de peso, sendo mais comum até o emagrecimento. O tempo é muito variável, mas meses são necessários para que o peso fique estável.

Tem como tirar o esôfago?

As duas principais técnicas utilizadas para a remoção cirúrgica do esôfago são: Esofagectomia aberta. Na esofagectomia transtorácica, o esôfago é retirado com incisões no abdome e na caixa torácica. Se as principais incisões são no abdômen e pescoço é denominado esofagectomia transhiatal.

Quais os riscos da gastrectomia?

Existem complicações durante o ato cirúrgico como sangramentos e lesões inadvertidas de estruturas próximas, bem como complicações pós operatórias onde as mais frequentes são sangramentos, infecções locais ou sistêmicas e fístulas.

Como é realizado a dietoterapia para uma cirurgia de gastrectomia?

Aos poucos o paciente voltará a se alimentar por via oral, mas começará ingerindo alimentos líquidos, depois aqueles mais pastosos e cremosos, para somente em seguida dar início à dieta mais sólida.

O que é gastrectomia radical?

Introdução: A gastrectomia é um procedimento cirúrgico que consiste na retirada parcial ou completa do estômago. Suas principais indicações são o câncer gástrico, as complicações da doença ulcerosa péptica e o tratamento da obesidade mórbida.

Quem faz gastrectomia total engorda?

Pacientes submetidos a gastrectomia total perdem em média 15% do peso e depois estabilizam. Com o tempo podem até voltar a ganhar peso, mas geralmente pouco.