crossorigin="anonymous">
São verbos que se ligam ao complemento por meio de uma preposição. Por exemplo, o verbo obedecer exige a preposição a, pois “quem obedece, obedece A algo/ A alguém”. ...
Existem as duas formas de conjugação do verbo TER no presente do indicativo: “tem” para 3ª pessoa do singular e “têm” para 3ª pessoa do plural.
Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares.
1 - Pode-se afirmar que um verbo é transitivo direto quando : ( )Tem sentido completo . ( )Precisa de complemento com preposição . ( )Precisa de complemento sem preposição .
Verbo transitivo direto e indireto (VTDI) Também chamado de bitransitivo, é o verbo que não tem sentido completo e que precisa de objeto direto e indireto.
Intransmissível; que não pode ser passado a outra pessoa. substantivo masculino O verbo que não necessita de complemento verbal. O que não se pode transmitir ou passar a outra pessoa. Etimologia (origem da palavra intransitivo).
Transitivo directo e indirecto: «A modista fez um casaco à Maria.» ... Transitivo preposicionado: «Faz-se de parvo.» Copulativo (numa variante da regência anterior): «Faz-se parvo.» Intransitivo: «Fizeste bem.» «O rapaz faz-se.»