O dispositivo SCR (Sillicon Controlled Rectifier ou Retificador Controlado de Silício) é um diodo controlado de silício. Este componente faz parte da família dos tiristores. ... O SCR é construído por quatro camadas de material semicondutor: PNPN ou NPNP. Ele possui três terminas, chamados anodo, cátodo e gatilho.
O TRIAC é usado em circuitos de corrente alternada (apenas) ligado em série com a carga, conforme será possível ver na figura 4. Para dispará-lo devemos aplicar uma tensão positiva ou negativa em sua comporta, o que permite fazer seu disparo nos circuitos de corrente alternada em qualquer dos semiciclos.
Para desligar um tiristor, a corrente de carga deve ser reduzida a uma valor abaixo da corrente de manutenção (holding currente = HL), isso por um intervalo de tempo suficiente para permitir que os portadores de carga deixem a junção.
O tiristor é um dispositivo semicondutor de quatro camadas, de estrutura pnpn, com três junções pn. ... Diz-se então que p tiristor está na condição de bloqueio direto (do inglês forwad blocking) ou estdo desligado (do inglês off-state) e a corrente de fuga é conhecida como corrente de estado desligado Id.
2. Como se pode bloquear o tiristor quando este se acha no estado de condução? Mediante a aplicação de uma corrente inversa entre anodo a catodo. O tempo dessa aplicação deve ser superior ao “tempo de bloqueio”.
conforme R1 diminui em relação ao valor máximo , se mantivermos a tensão de entrada fixa , a corrente de porta aumenta até o valor necessário para o disparo , que pode ser estabelecido em qualquer ponto entre 0 e 90 graus , conforme mostrado na figura .
Os tiristores são chaves eletrônicas utilizadas em alguns circuitos nos quais se neces- sita controlar o estado ligado. ... O SCR é usado neste livro para ilustrar os dispositivos controlados da família de tiristores.
O tiristor é um dos mais importantes tipos de dispositivos semicondutores de potência. Os tiristores são extensivamente utilizados em circuitos de eletrônica de potência. Eles são operados como chaves biestáveis, indo do estado de não-condução para o estado de condução.
Os snubbers são frequentemente usados em sistemas elétricos para auxiliar "amortecendo" carga indutiva, onde a interrupção súbita do fluxo de corrente leva a um forte aumento na tensão através do dispositivo de comutação de corrente, de acordo com a lei de Faraday.
O diodo Schottky têm como característica a comutação ultrarrápida, e quando é polarizado diretamente possui uma queda de tensão muito baixa. Ao contrário do diodo comum, o diodo Schottky não é formado por uma junção P-N, porque a camada P é substituída por uma camada de metal, formando uma junção Metal-N.