2) a de Rakel [1995, apud CANTALE, 2003], Médico de Família que primeiro adaptou o RCOP para o uso em consultório de APS: "Problema Clínico é qualquer problema fisiológico, psicológico ou social que seja de interesse do profissional e/ou da pessoa que está sendo cuidada".
Para facilitar a escrita, podemos dividir o subjetivo, no método SOAP, em 3 partes:
De forma direta, o Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do Sistema e-SUS Atenção Básica é um software onde todas as informações clínicas e administrativas do paciente ficam armazenadas, no contexto da Unidade Básica de Saúde (UBS), tendo como principal objetivo informatizar o fluxo de atendimento do cidadão realizado ...
Somente o paciente pode ter acesso a essa informação, ou em raras exceções de saúde pública e coletiva. No prontuário estão informações do paciente, mas também de terceiros, familiares e contactantes, que também estão sob a proteção do sigilo.
Art. 89. Liberar cópias do prontuário sob sua guarda, salvo quando autorizado, por escrito, pelo paciente, para atender ordem judicial ou para a sua própria defesa. § 1º Quando requisitado judicialmente o prontuário será disponibilizado ao perito médico nomeado pelo juiz.
Para fazer o download (baixar) do sistema para instalação, basta acessar o site do e-SUS Atenção Básica, dentro do Portal do DAB, por meio do endereço: http://dab.saude.gov.br/esus.
Guia prático para download e instalação dos módulos do e-SUS Atenção Básica
Clico no botão CDS, pois vou acessar o cadastro individual. Clico no Botão cadastro Individual. clico no Botão Adicionar. Preencho (ou cola) o número do CNS do usuário que eu quero completar o cadastro, que foi migrado do Cartão do Cidadão para o Cadastro Individual.
Entrar em cadastro individual, localizar a ficha para atualização. Após localizar a ficha inconsistente através do nome do cidadão e do número do CNS, clicar em atualização . No campo identificação do usuário/cidadão, marcar a opção que o cidadão é responsável familiar e salvar a ficha.
Para inativar o cadastro do paciente no sistema, clique em “Inativar Cidadão” e em seguida, coloque a justificativa para tal e clique em “Salvar”. Pronto!
Para usuário/cidadão ou famílias em situação de rua, deve-se colocar o endereço do local de permanência deles. Os campos de identificação do domicílio são compatíveis com os dados do CadSUS. Nome do Logradouro*, Número*, Bairro*, Município*, UF* e CEP* são itens com preenchimento obrigatório.
1.
O registro da vacina no fluxo de atendimento do PEC é ativado pela opção Vacina marcada na inclusão do cidadão na lista de atendimento ou nos blocos de desfecho da escuta inicial e atendimentos realizados na UBS. Após clicar em “Realizar vacinação” estará disponível o registro da vacinação no PEC.
A finalidade da escuta inicial é coletar informações que permitam ao profissional classificar o risco do indivíduo. Na escuta inicial são registradas as informações subjetivas e as medições objetivas.
Para registrar o atendimento realizado em domicílio, deve-se proceder como segue: Inicialmente clique no módulo 'Registro tardio de atendimento'. Selecione o paciente desejado, a data e horário de atendimento e em 'Local de atendimento' escolha a opção 'Domicílio'.
Como registrar o atendimento do pré-natal e o acompanhamento da gestante no sistema e-SUS prontuário eletrônico do cidadão (PEC)? 1º Passo: Registrar a condição de gravidez na LISTA DE PROBLEMAS/CONDIÇÕES. Informe a provável data inicial da gestação, indique se o estado de saúde permanece ATIVO, LATENTE OU RESOLVIDO.
Clique no ícone “Incluir cidadão na lista de atendimentos” . “Aguardando atendimento”. compareceu”. excluir.
Para realizar o desfecho de uma gestação, por nascimento ou interrupção, o profissional deve informar por meio de código CIAP2 ou CID10. Os códigos que podem ser utilizados para encerrar uma gestação são mostrados no quadro a seguir.
Para visita periódica ou visita para controle vetorial utilizar o CNS do Responsável Familiar. DATA DE NASCIMENTO* Informe o dia, mês e ano. Variável de verificação do número do CNS. registro pelo ACS ou ACE, podendo estes, quando necessário, marcar mais de uma opção.
Para isso, clique em “Gestão de Cadastros”.
- Clicar no botão cidadão; - Fazer a busca pelo CNS, CPF ou nome do cidadão Atualizando o cadastro do cidadão no PEC Page 4 - Após localizar o cidadão, clicar em editar; Atualizando o cadastro do cidadão no PEC Page 5 - O sistema irá atualizar as informações conforme os dados registrados no CADSUS.
Para isso, o usuário deve acessar a versão local do sistema, ir no Módulo Estabelecimentos, clicar em "Alterar", localizar o estabelecimento que deseja efetuar a desativação. No cadastro do estabelecimento, o usuário deve clicar em "Desativar" (Figura 1).
4º O cadastramento e a manutenção dos dados cadastrais no CNES são obrigatórios para que todo e qualquer estabelecimento de saúde possa funcionar em território nacional, devendo preceder aos licenciamentos necessários ao exercício de suas atividades, bem como às suas renovações.
Ao acessar o módulo "Cadastro→ Profissionais", o usuário deve clicar em "Incluir", quando se tratar de um profissional novo, e "Alterar" quando se tratar de um profissional já cadastrado na base local (Figura 1). Este último deverá ser selecionado da lista de profissionais cadastrados na base local.