O eletroscópio funciona da seguinte maneira: aproxima-se um material eletrizado da esfera condutora. Pelo processo de indução, as cargas de mesmo sinal do material eletrizado são repelidas para as duas folhas metálicas.
A eletrização por atrito acontece principalmente quando dois ou mais corpos isolantes são esfregados um contra o outro. O processo de atritar os corpos fornece energia aos elétrons desses materiais. ... Durante a eletrização por atrito, um dos corpos perde elétrons e o outro ganha elétrons.
Os corpos podem sofrer eletrização por três maneiras diferentes. São as seguintes: Atrito, onde há atrito entre um condutor e um isolante, por exemplo. ... E por fim, por intermédio do contato, onde os corpos ao final do processo são diagnosticados certamente como eletrizados.
Resposta: Isso ocorre porque quando você atritou o pente no seu cabelo, houve uma transferência de elétrons entre os dois corpos, o que deixou o pente carregado eletricamente. Ao aproximar esse pente dos pedaços de papel, que são neutros, eles serão atraídos.
Por meio da eletrização por contacto ou atrito, os canudinhos podem ficar com cargas elétricas negativas (excesso de elétrons), por exemplo, quando atritado com guardanapos de papel. ... O princípio fundamental das cargas elétricas : repulsão entre cargas de mesmo sinal e atração entre cargas de sinais opostos.
oi! É necessário o atrito para que gere eletrizacao, se vc apenas encostar não vai ter nenhum tipo de interação. Mas se o canudo estivesse carregado no início é tivesse contato com o papel iríamos ter eletrizacao por indução.
Resposta. Ocorre um processo chamado de eletrização por atrito, aonde os corpos após separados, adquirem cargas elétricas, ou seja, um perde elétrons e outro por consequência os recebe.