No período medieval a ética era marcada pelo predomínio cultural da Igreja Católica, com uma forte tendência teológica e uma ideia de valores que vinham, sem ser questionados, de cima para baixo.
Resposta. Há várias diferenças como também semelhanças, uma delas está na vontade, enquanto na Ética Grega a vontade deve ser guiada pela razão de modo que evite as paixões, na Ética Cristã a vontade é corrompida, e é necessário um auxílio divino, com o dever de obedecer a lei divina revelada (Bíblia).
As principais características da filosofia medieval são: Inspiração na filosofia clássica (Greco-romana); ... Utilização dos conceitos da filosofia grega ao cristianismo; Busca da verdade divina.
Grandes filósofos da escolástica foram são Bernardo de Claraval, Pedro Abelardo, Guilherme de Ockham, o beato João Duns Escoto, entre outros. Nesse período, o filósofo mais importante foi São Tomás de Aquino e sua obra "Summa Teológica", onde estabelece os cinco princípios para provar a existência de Deus.
Maimônides, Nahmanides, Yeudah ben Levi (judeus), Avicena, Averróis, Alfarabi e Algazáli (árabes), Abelardo, Duns Scoto, Escoto Erígena, Santo Anselmo, Santo Tomás de Aquino, Santo Alberto Magno, Guilherme de Ockham, Roger Bacon e São Boaventura são considerados os principais nomes da Filosofia medieval.
Resposta: A humanidade aprendeu com a filosofia a importância da razão , para que o pensamento continue avançando, que a humanidade continue questionando-se e tentando entender o mundo e o seu próprio pensamento de maneira crítica e racional.