EQST

O Que Teatro Para Grotowski?

O que é teatro para Grotowski?

“Podemos então definir o teatro como o que ocorre entre o espectador e o ator. Todas as outras coisas são suplementares” (GROTOWSKI, 1971: 18). Ou, dito de forma mais sintética: “A essência do teatro é um encontro” (GROTOWSKI, 1971: 41).

Quem foi Grotowsk e qual a sua importância para o teatro?

Jerzy Grotowski foi um diretor, encenador e pesquisador teatral do século XX, que estudou profundamente os estudos de Stanislavski, Meyerhold, Brecht, Vakhtangov, Artaud e outros, além de estudar teatro indiano, japonês e chinês. ... Propõe então um teatro pobre, não no sentido financeiro, mas no sentido material.

Quais as principais características do teatro pobre?

Algumas das características desse estilo de encenação são: a limitação da ação, área delimitada para a representação e a preferência por espaços e públicos menores, procurando assim, estabelecer uma conexão mais profunda com a platéia.

O que é o teatro pobre?

Estilo de encenação desenvolvido pelo pesquisador, diretor e encenador polonês Jerzy Grotowski no final da década de 50, quando fundou o Teatro Laboratório.

É correto afirmar que o teatro pobre proposto por Jerzy Grotowski?

trabalha com textos teatrais arquetípicos para a cultura local, aprofundando a relação literal com o texto. ... B. tem como base a economia de recursos cênicos, colocando em seu centro a grande intensidade de atuação e a relação dos atores com a plateia.

Em que consiste a pobreza do Teatro Pobre de Grotowski?

A pobreza de Grotowski é uma opção quase metafísica, resultante de uma aristocrática riqueza de tradições contraditórias, e da necessidade de fiar, a partir dessa massa de tradições, um ascético e sintético fio condutor que leve a corrente da comunicação cênica das raízes arquetípicas à sensibilidade dos nossos dias.

Como deve ser o cenário e figurinos de uma peça teatral baseada no teatro pobre?

Segundo Grotowski, o fundamental no teatro é o trabalho com a platéia, não os cenários e os figurinos, iluminação, etc. No teatro pobre, o ator deve compor uma máscara orgânica, através dos seus músculos faciais; depois, a personagem usará a mesma expressão, através da peça inteira. ...

Quais são os elementos do teatro contemporâneo?

Nos dias atuais, o teatro contemporâneo se identifica com experimentação de apresentações em espaços não convencionais e também costuma eliminar a quarta parede, aquela invisível, que separa o público das personagens, ou seja, trabalham a encenação interativa e a produção de textos coletivos.

Como se caracteriza o teatro brasileiro?

Um repertório eclético, constituído de grandes textos clássicos e modernos, além de comédias de bom nível, torna- se a tônica dessa companhia, que, liderada por Franco Zampari em seu período áureo, marca uma das mais importantes fases do teatro brasileiro.

O que é o teatro da crueldade?

Conjunto de ideias teatrais propostas pelo ator, diretor, poeta e teórico francês Antonin Artaud (1896-1948), posteriormente reinterpretadas e colocadas em prática por diversos grupos e diretores ao redor do mundo, especialmente a partir da década de 1960.

Qual o objetivo do teatro pobre?

Nele, Grotowski propõe a eliminação de tudo que não seja a relação entre os atores e a platéia, optando assim, por uma encenação de extrema economia de recursos cênicos.

Quais as características do teatro atualmente?

Atualmente, a forma como mais vemos essa arte é nos palcos dos teatros comerciais, que exibem grandes shows musicais. Esse tipo de produção possui herança no teatro norte-americano. Eles foram criados para ser produtos comerciais do ramo do entretenimento, para atrair público, gerar lucro e movimentar a economia.

Quais são as características de um teatro?

A linguagem teatral é expressiva, dinâmica, dialógica, corporal e gestual. Para prender a atenção do espectador os textos teatrais sempre apresentam um conflito, ou seja, um momento de tensão que será resolvido no decorrer dos fatos.

Qual a proposta do Teatro da Crueldade?

O Teatro da Crueldade é o nome dado à teoria proposta pelo ator, diretor, poeta e teórico francês Antonin Artaud (1896-1948), surgida na década de 20, como uma maneira de fazer uma crítica à cultura do espetáculo e à própria forma que a sociedade ocidental enxergava o mundo.

Quais as características do Teatro da Crueldade?

O Teatro da Crueldade rejeita não somente as características do teatro tradicional, mas também, de modo geral, a racionalidade da sociedade ocidental, propondo as bases para um novo teatro e para uma nova maneira de apreensão do mundo, que remeta ao nível pré-verbal da psique humana.