Os sufixos -íssimo e -érrimo têm exactamente o mesmo significado, servindo para formar o superlativo absoluto sintético dos adjectivos. A sua utilização não é arbitrária. O sufixo -íssimo é o mais vulgar, e o sufixo -érrimo surge apenas na formação do superlativo de adjectivos que em latim pertenciam à 2.
2) O superlativo absoluto sintético se apresenta sob duas formas : uma erudita, de origem latina, outra popular, de origem vernácula. A forma erudita é constituída pelo radical do adjetivo latino + um dos sufixos -íssimo, -imo ou érrimo. Por exemplo: fidelíssimo, facílimo, paupérrimo.
Um adjetivo no grau superlativo absoluto sintético caracteriza um ou mais seres atribuindo-lhes qualidades em grau muito elevado.
O superlativo de elegante é elegantíssimo.
Conforme o tipo de comparação dos adjetivos, há três tipos de grau comparativo: comparativo de igualdade: A receita dela é tão saborosa quanto a sua. comparativo de de superioridade: A receita dela é mais saborosa do que a sua. comparativo de inferioridade: A receita dela é menos saborosa do que a sua.
O grau de um adjetivo pode ser flexionado em três níveis: normal, comparativo e superlativo.
Classificação dos Advérbios