O que Socioantropolgica da surdez? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Quando a surdez é vista como uma diferença, na qual os sujeitos surdos fazem parte de uma comunidade linguística e culturalmente diferente, entendemos a surdez por uma visão “sócioantropológica”, ou seja, que possui identidade, um ser social.
O que é visão Socioantropológica?
Pinto (2001) diz que a visão sócio-antropológica se expressa para que os sujeitos sociais valorizem, exponham suas diferenças e suas culturas específicas em busca de afirmação cultural. É um movimento social contra todas as ações que não consideram as diferenças da vida social.
O que é a surdez resumo?
A surdez, também chamada de deficiência auditiva, pode ser congênita ou adquirida. ... Nesse tipo de surdez ocorre lesão nas células nervosas e sensoriais que levam o estímulo do som da cóclea até o cérebro. As doenças que atingem a cóclea e o nervo auditivo raramente têm tratamento.
Como a surdez é compreendida pela concepção clínico terapêutica?
Na tradição clínico-terapêutica, a surdez é vista como uma —deficiência“ em relação à comunidade —ouvinte“, colocando os sujeitos surdos em desvantagem, se comparados à maioria da população (SKLIAR, 1988).
Qual a diferença entre a visão clínica e a visão Socioantropológica da surdez?
Para Viviane Oliveira (2017), a visão clínica-patológica desvaloriza as capacidades do surdo e o excluí, pois trata a surdez como doença em busca de uma cura, enquanto a visão sócio-antropológica compreende o sujeito por sua diferença e não na deficiência, respeitando sua língua e cultura.
Qual é a diferença da visão clínica e a visão sócio Antropolico da surdez?
Ou seja, se pensada por um modelo clínico- terapêutico da surdez, a educação do sujeito surdo será em uma abordagem oralista – na escola para ouvintes. Já se a surdez for vista pela visão sócio-antropológica, aquela que precisa de uma educação bilíngue, esta se dará em uma escola para surdos com tal abordagem.
Qual a definição de pessoa surda?
[...] considera-se pessoa surda aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais - Libras.
Quem é o sujeito surdo e como ele se comunica?
O sujeito surdo que de acordo com Felipe (2001) são aqueles que participam de comunidades, associações, na sua própria cidade ou entre outras localidades, sendo fatores predominantes dessas comunidades surdas o uso da Língua de Sinais, os esportes e interações sociais.
O que foi o modelo clínico da surdez?
Em suma, o modelo clínico-terapêutico considera a surdez como deficiência, o surdo como anormal, como alguém que precisa ser curado através de implantes cocleares, próteses, e a correção dos defeitos da fala por meio da aprendizagem da língua oral. ...
O que é o modelo clínico-terapêutico?
O modelo clínico-terapêutico, preocupado principalmente com o diagnóstico e a reabilitação, reforça a visão de educação como método reabilitador colocado em cena a partir do diagnóstico médico, orientando a atenção para a cura do problema auditivo, correção de defeitos de fala e treinamento de habilidades como leitura ...
O que é surdez clínica?
Considera-se surdo o indivíduo cuja audição não é funcional na vida comum e, parcialmente surdo, aquele cuja audição, ainda que deficiente, é funcional com ou sem prótese auditiva. A competência auditiva é classificada como normal, perda leve, moderada, severa e profunda.
O que é visão clínica da surdez?
Entender que a surdez é uma deficiência, uma patologia e que esta precisa ser tratada e corrigida com terapias de fala é uma visão clínico-terapêutica da surdez.
Como se chama a pessoa que é surda?
Portanto, o uso correto dos termos são:
Deficiente Auditivo ou Pessoa com Deficiência Auditiva: pode ser relacionado a quem tiver perda auditiva, seja moderada ou total. ...
Surdo: quem não escuta nada, nem com uso de aparelho, perda total da audição.
Mais itens...•21 de jul. de 2020
Quem é o sujeito surdo para você?
O sujeito surdo que de acordo com Felipe (2001) são aqueles que participam de comunidades, associações, na sua própria cidade ou entre outras localidades, sendo fatores predominantes dessas comunidades surdas o uso da Língua de Sinais, os esportes e interações sociais.
Quais as identidades dos surdos?
Identidade flutuante: característica de pessoas que não foram inseridas em alguma comunidade surda. ... Identidade embaraçada: característica de pessoas que não têm referência nem na cultura surda, nem na ouvinte. Apresentam dificuldades de comunicação, sendo as expressões que usam, por vezes, incompreensíveis.
O que é Oralismo na educação de surdos?
O Oralismo percebe a surdez como uma deficiência que deve ser minimizada pela estimulação auditiva. Essa estimulação possibilitaria a aprendizagem da língua portuguesa e levaria a criança surda a integrar-se na comunidade ouvinte e desenvolver uma personalidade como a de um ouvinte.
O que é o método clínico?
O modelo clínico, cujo cenário se dá onde ocorre a intervenção em saúde, tem sido hegemônico no que se relaciona ao cuidar de um ser biologizado e apreendido numa perspectiva fisiopatológica. O corpo do paciente é um objeto fragmentado pelos diferentes profissionais.
Como se chama uma pessoa surda?
Quando usar surdo-mudo, surdo ou deficiente auditivo?
Deficiente auditivo ou pessoa com deficiência auditiva: o termo é correto e pode ser usado para se referir a qualquer pessoa que tenha perda auditiva, seja ela branda, moderada ou total. ...
Surdo: pessoa que não escuta nada, nem com a ajuda do aparelho.
Mais itens...•31 de ago. de 2020
É correto chamar as pessoas surdas de?
As pessoas que fazem parte da comunidade se identificam como surdas, enquanto as que não pertencem a ela são chamadas de deficientes auditivas.