Todas as reações químicas e bioquímicas liberam ou absorvem energia do ambiente de alguma forma. Os processos que liberam calor são denominados exotérmicos e nos transmitem sensação de aquecimento. ... Tais processos – evaporação e fusão da água – absorvem calor do ambiente e isso pode ser percebido pelo nosso corpo.
Reação Endotérmica é aquela em que há absorção de energia. Nesse processo, a energia é produzida e, de forma independente, é mantida. ... Reação Exotérmica é aquela em que há liberação de energia.
Porém, se a exposição prolongada ao calor em excesso persistir, é possível que o indivíduo desenvolva um aumento da irritabilidade, fraqueza, depressão, ansiedade e incapacidade para se concentrar. Nos casos mais graves podem ocorrer alterações físicas.
Uma das consequências do calor sobre o corpo humano é o que se chama de stress térmico, que pode resultar em temperatura corporal acima de 40 °C, perda completa ou parcial de consciência e/ou capacidade mental reduzida./span>
- Ensolação: há falta de mecanismo do corpo para controlar o calor. - Esgotamento: o corpo perda parte do seu líquido na transpiração e isso traz como consequência fadiga extrema, náusea, dor de cabeça e desfalecimento. - Câimbra , desmaio, urticária./span>
Se as pessoas estiverem com calor o tempo todo ou suando mais que o normal, isso pode ser um sinal de um problema subjacente. Certos medicamentos, alterações hormonais e algumas condições de saúde podem fazer com que um indivíduo sue mais ou se sinta mais quente do que o habitual.