Máquinas simples instrumentos que facilitam as tarefas do dia-a-dia. Uma alavanca, uma roldana e um plano inclinado são exemplos de máquinas simples.
Entre eles: Rampa – A rampa é o exemplo clássico do plano inclinado, pois sem ela, teríamos que deslocar objetos verticalmente, como para colocar coisas em um caminhão de mudança, por exemplo, para o qual que seria necessário usar uma força maior do que a usada em uma rampa.
O plano inclinado é uma máquina simples que pode ser usada para decompor a intensidade da força que é aplicada em alguma direção. Está presente em rampas, parafusos, cunhas, facas etc.
Plano inclinado pode ser entendido como um tipo de máquina simples. Ele está muito presente em nosso cotidiano. Por exemplo: é mais difícil subir um lance de escadas do que fazer o mesmo trajeto por meio de uma rampa. Para vencer cada degrau, precisamos realizar uma força maior que o peso do nosso corpo.
Cunha é uma ferramenta de metal ou madeira, em forma de prisma agudo em um dos lados, e que se insere no vértice de um corte para melhor fender algum material (como madeira ou pedras), bem como para calçar, nivelar, ajustar uma peça qualquer.
Uma CUNHA é uma ferramenta que ajuda a mudar a direção de forças para auxiliar em algum trabalho, como por exemplo rachar um tronco de madeira ao meio. Aplica-se a força em uma direção, a cunha a transforma e a dirige para outra direção, normalmente perpendicular à força empregada.
Todo parafuso se identifica mediante 5 características básicas: Cabeça, diâmetro, comprimento. Perfil da rosca e passo da rosca. A cabeça permite sujeitar o parafuso ou imprimir o movimento giratório com ajuda de ferramentas adequadas (As mais usuais são chaves fixas, ou inglesas, fendas ou chaves Allen).