Hidrocarbonetos Alifáticos Saturados. São hidrocarbonetos com ligação simples, dividem-se em alcanos e alquilos e de fórmulas gerais: CnH2n + 2 e CnH2n + 1, respectivamente.
Os hidrocarbonetos podem ser divididos em alcanos, alcenos, alcinos e alcadienos – que são classificados de acordo com a instauração da cadeia (dupla(s) ou triplas ligações) – e ciclanos, que são as cadeias fechadas.
Podemos citar como exemplo de alceno os seguintes compostos: 1-Buteno: CH2 = CH – CH2 – CH3. Propeno ou Propileno: CH2 = CH – CH3. 2-Buteno: CH3 – CH = CH – CH3.
As principais características dos alcenos são:
Alcinos são os hidrocarbonetos alifáticos insaturados, isto é, que apresentam uma ligação covalente tripla entre átomos de carbono sem que a seqüência de carbonos forme um ciclo. O número de átomos de hidrogênio da molécula de alcino é o dobro do número de átomos de carbono, menos dois.
A oxidação branda de uma ligação tripla será quando tivermos KMnO4 em solução aquosa neutra ou levemente alcalina e o produto será uma dicetona, caso os carbonos da tripla sejam secundários. Caso o carbono da tripla seja primário, teremos a formação de aldeído.
Um nosso dia-a-dia podemos encontrar esse composto nas embalagens plásticas, borracha e tecidos sintéticos, corantes e até mesmo em explosivos. O etileno também é usado como anestésico em procedimentos cirúrgicos, além de funcionar acelerador de amadurecimento em frutas.
O acetileno (que pertence à classe dos alcinos e também conhecido como etino) é usado em grande escala na fabricação de borrachas sintéticas, plásticos, como o PVC e PVA, e ainda de fios têxteis para a produção de tecidos.
Os alcinos não são encontrados livremente na natureza, assim são produzidos em laboratório. O alcino mais conhecido e utilizado é o acetileno ou etino. Ele possui diversas finalidades nas indústrias sendo comumente usado para a produção de borrachas sintéticas, fibras têxteis e plásticos.
Na natureza não existem alcadienos simples, mas eles são produzidos em indústrias petroquímicas para serem destinados para a fabricação de polímeros e borrachas sintéticas. O isopreno (2-metilbut-1,3-dieno) é o alcadieno de maior importância, pois ele pode unir-se de diversas formas para formar os terpenos.
O alcadienos são hidrocarbonetos de cadeia aberta com duas duplas ligações na cadeia. Entre eles, o de principal utilização é o isopreno. ... * Dienos acumulados: As duas ligações duplas saem de um único carbono da cadeia. Exemplo: H3C - HC = C = CH - CH3.
Os alcadienos ou dienos são hidrocarbonetos de cadeia carbônica aberta e que apresentam duas ligações duplas. De modo geral, a fórmula dos alcadienos é CnH2n-2.
Os alcadienos, também chamados de dienos, referem-se a um grupo de hidrocarbonetos que possui cadeia alifática e duas ligações duplas entre carbonos. Os alcadienos ou dienos são hidrocarbonetos (formados somente por átomos de hidrogênio e carbono) de cadeia aberta que possuem duas duplas ligações entre carbonos.
Os hidrocarbonetos do tipo alcenos possuem como principais características: fácil solubilidade em solvente orgânicos, como benzeno, álcool e éter, é insolúvel em água, são compostos mais reativos que os alcanos, são incolores e o ponto de fusão e ponto de ebulição são maiores do que os dos alcanos, que possuem o mesmo ...
Os alcanos são hidrocarbonetos que apresentam apenas ligações simples e cadeias abertas, ou seja, são saturados e acíclicos. Os alcanos são responsáveis por formar o petróleo e o gás natural. ... Eles também são importantes combustíveis como o gás de cozinha e a gasolina.
Os ciclenos são hidrocarbonetos que apresentam cadeias fechadas e insaturadas (apresentam apenas uma dupla ligação). Os ciclenos são substâncias que pertencem à função orgânica dos hidrocarbonetos e apresentam como principais características: Cadeias fechadas, cíclicas ou alicíclicas; Não pare agora...
O isopreno, de nome científico 2-metil-1,3-butadieno, consiste num hidrocarboneto alifático, incolor, volátil, com 5 átomos de carbono e duas ligações duplas conjugadas com a fórmula CH2 = CH-C(CH3) = CH2.
Resposta: O isopreno é um hidrocarboneto insaturado, líquido, inflamável, usado especialmente em borracha sintética e um composto orgânico sensível ao calor. O nome oficial é 2-metil-1,3-butadieno. Sua fórmula molecular é C5H8 e sua fórmula química é CH2=C(CH3)-CH=CH2.
Resposta. Resposta: A ozonólise de determinado alceno produziu propanosa e metanal.
O isopreno é um composto orgânico tóxico que é utilizado como monômero para a fabricação do poliisopreno, a borracha, através de uma reação de polimerização e também é usado como catalisador para a obtenção de outros compostos químicos. São sinônimos de isopreno: beta-metildivinil; 2-metil 1,3-butadieno.