A traqueostomia percutânea foi baseada na téc- nica de Seldinger, que descreveu a troca de agulha de cateterização arterial sobre um fio guia, e consiste na realização de uma punção traqueal através da qual é introduzido um fio guia que direciona os dilatadores da traquéia e a colocação da cânula de traqueostomia (1).
Vários estudos comprovam os benefícios da traqueostomia em relação à intubação orotraqueal: facilita a aspiração de secre- ções, melhor conforto e mobilização dos pacientes, redução do espaço morto, diminui o esforço respiratório e a resistência na via aérea, permite a fala, alimentação por via oral e o desmame da ...
As pessoas submetidas a traqueostomia programada e sem complicações apresentaram melhor qualidade de vida e saúde. Como tipo de comunicação, a oclusão do orifício da traqueostomia revelou-se mais favorável à qualidade de vida e saúde em relação à fala esofágica.
Quando necessário, um pequeno tubo de aspiração pode ser inserido nesta abertura para remover as secreções (aspiração de secreções) ou pode ser ligado um ventilador mecânico. A alimentação e fala podem continuar, se não existirem problemas de deglutição ou de fala prévios, mas poderá ser necessário um esforço extra.