Forças intermoleculares são as formas como as moléculas dos compostos (polares ou apolares) formados por ligações covalentes interagem ente si. ... Alguns exemplos de substâncias cujas moléculas interagem por esse tipo de força são: gás carbônico (CO2), gás metano (CH4), gás etano (C2H6) e gás hidrogênio (H2).
Duas forças de naturezas distintas predominam na química; são aquelas denominadas intramoleculares, que ocorrem no interior de uma molécula, e as denominadas intermoleculares, que se tratam de interações entre duas ou mais moléculas, iguais ou diferentes.
Ligação iônica é uma interação entre átomos na qual ocorre a perda e o ganho de elétrons, resultando em compostos com características e fórmulas bem particulares.
✓ Ligações Químicas Interatômicas - Forças de interação entre os átomos. - São responsáveis pela formação de moléculas, agrupamentos de átomos ou sólidos iônicos. - Podem ser de três tipos: iônica, covalente e metálica.
As forças que mantêm os sólidos e líquidos unidos são denominadas forças intermoleculares. A ligação covalente que mantém uma molécula unida é uma força intramolecular. A atração entre moléculas é uma força intermolecular.