O espaço de convivência é um momento de interação entre os alunos como agentes ativos a partir da zona de interesse individual de cada um, independe do estágio de aprendizagem que ele se encontra.
O termo “convivência” pode possuir vários sentidos nos mais diversos contextos e interesses. ... Ela [Pedagogia da Convivência] se baseia, portanto, em determinadas relações sociais e em códigos valorativos marcados pelo contexto de uma sociedade historicamente constituída.
Envolvam-se em constante diálogo Na família, se comunicar bem é importante para a harmonia e felicidade. Todos precisam desse atributo. Conversar evita mal-entendidos, resolve problemas, ajuda a conhecer e entender melhor cada pessoa, demonstra interesse. Fale sobre vários assuntos.
Ligação entre família e escola
A família consegue alinhar a rotina, acompanhar o desenvolvimento da criança e ajudá-la melhor. Já a escola ao trazer para o diálogo os saberes, contradições, memórias e os valores das famílias e comunidade, reafirma a opção de adotar a perspectiva da educação e crescimento de um ser humano integral.
É importante que a família busque estimular bons hábitos, que se refletem em resultados na escola: Estabelecer um tempo para estudo em casa. Rotinas diárias que incluem tempo para comer, dormir, brincar, trabalhar, estudar e ler. Ter um lugar tranquilo para os estudos.