Após atravessar o forame intervertebral, o nervo espinhal se bifurca, formando um ramo ventral motor e um ramo dorsal sensitivo. ... Os ramos ventrais dos nervos espinhais são mais calibrosos e longos e geralmente formam plexos (cervical e braquial, lombar, sacral e coccígeo) (Vasconcelos, 2004).
Plexo braquial consiste em um conjunto de nervos formado pelo ramo anterior da medula espinhal dos quatro nervos cervicais e o primeiro nervo torácico (C5, C6, C7, C8 e do T1). Esse plexo se estende desde a medula espinhal, através do canal cervical axilar, sobre a primeira costela, e na axila.
(A) O plexo braquial é formado pelo entrelaçamento dos ramos ventrais dos quatro últimos nervos cervicais, juntamente com o primeiro nervo torácico. (B) Os troncos do plexo braquial são divididos em superior (C5 e C6), médio (C7) e inferior (C8 e T1).
Lesão do n. A lesão de n. axilar caracteriza-se por atrofia do m. deltóide, perda de sensibilidade da porção lateral superior do braço e diminuição do poder de abdução do braço até 90º (não esquecer, que a abdução do braço é realizada também pelo m.
Os músculos são tecidos, cujas células ou fibras musculares possuem a função de permitir a contração e produção de movimentos. As fibras musculares, por sua vez, são controladas pelo sistema nervoso, que se encarregam de receber a informação e respondê-la realizando a ação solicitada.