Combustíveis são substâncias que queimamos para produzir calor. ... Esse calor produzido pode ser utilizado para mover uma turbina nas usinas termelétricas, como vimos em Formas de energia (energia cinética), ou para acionar motores de veículos.
Resposta. 0 combustível é uma substância que reage com o oxigênio (ou outro comburente) liberando energia, usualmente de modo vigoroso, na forma de calor, chamas e gases. ... São usados, principalmente, para gerar energia e movimentar automóveis, aviões, máquinas industriais, etc.
Combustível é qualquer corpo cuja combinação química com outro seja exotérmica, em geral é qualquer substância que reage com o oxigênio produzindo calor, chamas e gases. ... Chamamos de queima ou combustão a reação química pela qual os constituintes do combustível se combinam com o oxigênio do ar.
Resposta. 3-Não, cada combustível fornece uma quantidade de energia. O uso de combustíveis para gerar energia envolve uma reação de combustão, a qual implica na quebra de ligações e formação de outras moléculas.
Combustão ou queima é uma reação química exotérmica entre uma substância (o combustível) e um gás (o comburente), geralmente o oxigênio, para liberar calor e luz. ... O combustível pode ser o gás, a gasolina, a madeira ou o carvão. O comburente pode ser o gás oxigênio do ar; e a energia de ativação pode ser uma faísca.
Os aspectos devem ser considerados na escolha de um combustível são: - O preço e a disponibilidade. -O desgaste o combustível pode e causará ao motor, levando a futuras avarias que podem ser evitadas. - A preocupação com o meio ambiente, que deve ser um combustível menos agressivo a ele.
Assim, grande parte dos proprietários de automóveis pode escolher o combustível que utilizará no momento do abastecimento. ... Ainda que outros fatores influenciem a escolha do consumidor, como autonomia e impacto ambiental, o preço relativo dos combustíveis é o critério preponderante de escolha.
Combustão é uma reação química exotérmica, ou seja, libera calor para o ambiente. ... Esses compostos são formados somente por carbono e hidrogênio, e para que uma combustão ocorra é necessário um comburente: o gás Oxigênio.
Resposta: Combustível é uma substância que reage com o oxigênio liberando energia, usualmente de modo vigoroso, na forma de calor, chamas e gases. ... O transporte ferroviário é (TREM), de fato, mais eficiente em relação ao consumo de combustível (no caso, diesel), do que o rodoviário.
Gás natural e biodiesel tendem a ganhar espaço na indústria ferroviária. O uso exclusivo de diesel como combustível para locomotivas de carga está dando lugar a outras fontes de energia, mais limpas e baratas. Entre elas destaca-se o gás natural liquefeito.
A adoção de locomotivas a diesel é mais comum nos EUA enquanto Europa e Ásia têm uma infraestrutura voltada para vias eletrificadas sobretudo pela questão ecológica. Mas o advento do biodiesel, extraído de óleos vegetais, tem impulsionado a conversão de ferrovias a diesel para o consumo desse tipo de combustível.
Um veículo chamado locomotiva, movido por motores a diesel ou elétricos, puxa os vagões. Nas locomotivas elétricas, a eletricidade é fornecida por um terceiro trilho ou por um cabo aéreo. O operador do trem, chamado maquinista, normalmente fica na locomotiva.
Força de tração de uma locomotiva é o conjugado do motor na periferia das rodas que proporciona o deslocamento da locomotiva e consequentemente a movimentação dos trens para manter ou aumentar sua velocidade durante o período que estamos rebocando uma composição.
Pesa 4,5 toneladas. MOTOR DE TRAÇÃO (MT): É ele que movimenta a locomotiva. É acionado pelo gerador principal através de cabos elétricos e transforma a energia elétrica em energia mecânica de rotação do seu eixo, fazendo que o eixo e as rodas da locomotiva girem e ela se movimente sobre os trilhos.
Dispõem de um motor diesel que funciona pela compressão de ar em câmaras denominadas cilindros. Quando o ar é comprimido, a sua temperatura aumenta. O calor resultante inflama o combustível injetado no cilindro. A energia produzida neste processo transmite-se às rodas que movem a locomotiva.
Em uma locomotiva diesel-elétrica, o motor primário (motor diesel) aciona um gerador elétrico que irá transmitir a potência para os motores de tração. Não existe conexão mecânica entre o motor primário e as rodas de tração. Algumas vezes, este tipo de locomotiva é classificada como um veículo híbrido do tipo série.