crossorigin="anonymous">
Os sinais de Kernig, Brudzinski e de Lasègue são sinais que o corpo dá quando são realizados determinados movimentos, que permitem detetar uma meningite e, por isso, são utilizados por profissionais de saúde para auxiliar no diagnóstico da doença.
A rigidez na nuca pode ser causada por um problema muscular, como espasmo do músculo cervical que acontece depois de um entorse. Isso pode acontecer em decorrência de exercício físico praticado de forma incorreta ou mesmo posição incorreta na cama durante o sono, como travesseiro não adequado.
O diagnóstico da meningite é feito através da observação clínica dos sintomas da doença e confirmado por meio de um exame chamado punção lombar, que consiste na retirada de uma pequena quantidade de liquor do canal vertebral.
Principais sintomas
Exame de sangue, urina e fezes O exame de sangue deve ser a hemocultura, látex e contraimunoeletroforese cruzada (CIE). Existe grandes chances de ser meningite bacteriana quando os resultados apontam: Glicose < 34mg/dl ou Glicose liquor/ séria 220 mg/dl.
Outra vantagem do PCR em tempo real é a rapidez. Depois de três horas de processamento, sai o resultado. O método da cultura em laboratório pode levar até 48 horas para oferecer um diagnóstico.
O período de incubação da meningite bacteriana é, em média, de 3 a 4 dias. A maioria dos pacientes são internados 24 horas após o aparecimento dos primeiros sintomas. O quadro típico é de febre alta, rigidez da nuca, intensa dor de cabeça e prostração.
No caso de pessoas que tiveram contato com pacientes meningite por Haemophilus influenzae, a indicação é a quimioprofilaxia, tratamento que consiste na ingestão preventiva de medicamentos prescritos por médico.
Normalmente, os sintomas da meningite viral duram entre 7 a 10 dias até que o vírus seja eliminado do organismo do paciente. Descubra mais sobre os sinais de meningite viral em: Sintomas da meningite viral.
A meningite meningocócica, também chamada de doença meningocócica, é uma das formas mais graves da meningite bacteriana e pode levar à morte em menos de 24 horas. Em 2018, o Brasil registrou 1.
Causada pela bactéria meningococo (MenB), a meningite do tipo B é uma das formas mais graves da doença, por ter uma evolução muito rápida causando ao paciente complicações em até 3 dias desde o seu contágio.
Meningite é uma infecção que se instala, principalmente, quando uma bactéria ou vírus, por alguma razão, consegue vencer as defesas do organismo e ataca as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central.
A meningite de origem infecciosa pode ser causada por bactérias, vírus, fungos e parasitas, conforme a seguir. Existem muitos tipos de bactérias que podem causar meningite. As principais causas no Brasil são: Neisseria meningitidis (meningococo)
A dor de cabeça na meningite é caracterizada por uma dor intensa por todo o crânio. O que difere de uma dor comum é que na meningite a dor passa a ser mais forte e pode vir acompanhada de rigidez na nuca e dificuldade de abaixar a cabeça.
Precaução padrão: higienize as mãos antes e após o contato com o paciente, use óculos, máscara cirúrgica e/ou avental quando houver risco de contato de sangue ou secreções, descarte adequadamente os pérfuro-cortantes.
Precauções e Isolamentos - Meningite / Tuberculose O paciente deve usar máscara cirúrgica quando for necessário realizar algum exame no hospital ou fora. E usar outras precauções caso tenha mais de um diagnóstico.
Tipos de precauções e isolamentos:
3.
Giardíase, amebíase, toxoplasmose cólera, leptospirose e poliomielite. Coronavírus, gripe, sarampo, caxumba, rubéola, meningite, tuberculose e coqueluche. HPV, Herpes, AIDS, sífilis e gonorreia.
Abaixo, segue uma lista de doenças que você pode pegar entrando em contato com a saliva de alguém.
Viroses transmitidas pelo ar: As principais viroses são a gripe, o resfriado, a poliomielite, sarampo, catapora, caxumba, rubéola, varíola, mononucleose, citomegalovírus, pneumonia asiática. Muitas dessas doenças são comuns em pessoas com imunidade baixa.
A seguir, listamos cinco doenças que são transmitidas por contato:
Os aerossóis são partículas menores do que as gotículas, capazes de permanecer em suspensão no ar por períodos prolongados. Dessa forma, necessitam de medidas de proteção diferenciadas. Exemplos de doenças com transmissão por aerossol são tuberculose, sarampo e varicela.