QAP significa “estou na escuta”, QSL é o mesmo que “entendido” e TKS é uma maneira de dizer “obrigado”. Essas e mais de 30 outras siglas compõem o chamado código Q, criado em 1912 em uma convenção internacional para facilitar a comunicação entre operadores de rádio que falam idiomas diferentes.
A caminho. O preso solicitado está de QTI.
A guarda patrimonial visa proteger o patrimônio da empresa, assim como fazer a escolta de mercadoria e transporte de valores. Outro ponto fundamental, é que o fluxo de pessoas nos locais está reduzido, então esse profissional pode redobrar atenção nisso.
O vigia é, na maioria das vezes, informal e exerce funções bastante limitadas, enquanto o vigilante integra uma profissão reconhecida e regulamentada, que inclui variadas frentes de atuação. A principal diferença entre esses dois profissionais é o tipo de atividade exercida.
A maior diferença entre as funções é que o controlador de acesso não executa nenhuma das outras atividades do porteiro; se por acaso surgir alguma dúvida sobre a identificação do visitante, ele destina a pessoa para um balcão onde o porteiro resolve a situação.
CBO 5173-30 é o Código Brasileiro da Ocupação de vigilantes e guardas de segurança que pertence ao grupo dos trabalhadores nos serviços de proteção e segurança, segundo o Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.
Entre as diferenças das duas funções, o porteiro não é uma atividade regulamentada por lei. Já o vigilante é uma atividade regulamentada pela Lei 7.
Saiba que é o agente de portaria O agente de portaria é o profissional que exerce funções diferentes do vigilante, já que ele não utiliza arma de fogo, mas permanece sempre atento à entrada de pessoas nos ambientes residenciais ou comerciais.
A função de porteiro e vigia de condomínio são bem similares. Os próprios empregadores já restringem o trabalho de porteiro ao ambiente da portaria e o vigia, fica sendo responsável pela ronda. Ambos tomam conta do estabelecimento, controlam a entrada de pessoas e veículos.
Um guarda-noturno (AO 1945: guarda-nocturno) é um profissional que exerce a actividade de ronda e de vigilância de uma determinada área urbana, durante o período noturno, auxiliando as forças de segurança e os serviços de protecção civil.
O profissional vigia autônomo exerce a guarda de ruas, imóveis residenciais ou comerciais, a pé ou motorizado, sem o emprego de armas, percebendo remuneração paga pelos proprietários ou moradores da área abrangida pela vigilância.