Prezado (a), lordose e cifose são as curvaturas que possuímos na coluna (cervical, torácica e lombar), quando se fala em retificação da lordose fisiológica cervical significa que teve uma diminuição dessa curva na região do pescoço.
Como tratar a hiperlordose Normalmente, são recomendadas sessões de fisioterapia e prática de atividade física como natação ou pilates para ajudar no fortalecimento dos músculos que estão enfraquecidos, especificamente o abdômen, e no alongamento dos músculos que encontram-se "atrofiados", alongando a coluna.
Passo 1: 'Aperto de mãos' Em pé, você deve juntar as mãos atrás do corpo, como se estivesse fazendo um aperto de mãos em si mesmo. Então, suavemente, com as mãos ainda unidas, você deve puxar os ombros para trás sem mover o pescoço. Os ombros devem ser puxados até o peito se abrir e sentir o estiramento dos músculos.
Popularmente conhecida como “corcunda”, hábitos posturais inadequados (tanto no trabalho quanto nas atividades de lazer), falta de condicionamento físico e o enfraquecimento da musculatura paravertebral são as causas mais frequentes desse tipo de deformidade.
O que fazer para acabar com a dor no pescoço e no ombro?
Dor no pescoço Evite dormir de barriga para baixo e tente deixar o seu pescoço em uma posição neutra. Se aliada com o nivelamento do pescoço com a coluna, dormir de costas pode ser a melhor opção.
A espinha precisa estar alinhada, respeitando as três curvaturas anatômicas: cervical, torácica (meio das costas) e lombar. Ao sentar, as costas devem estar eretas, os ombros para trás e os glúteos encostados na parte posterior da cadeira.
Algumas dicas para aliviar a dor no pescoço são:
Como corrigir a postura corporal
Confira 6 exercícios que ajudam a melhorar a postura corporal e a tornar possível todos esses benefícios:
A Reeducação Postural Global, ou simplesmente RPG, é uma especialidade da área da fisioterapia. O método consiste na realização de exercícios posturais e de alongamento para promover o fortalecimento muscular. O tratamento com RPG visa tratar toda a postura da pessoa, dos pés à cabeça.
5 dicas para alcançar a postura correta
O papel dos exercícios posturais Composta pelos músculos do abdómen, dos glúteos e da zona lombar, envolve o tronco e a pélvis, assegurando a ligação entre a zona superior e inferior do corpo. Se devidamente fortalecida, contribui para a estabilidade, equilíbrio e força, ajudando a evitar quedas e lesões.
O alinhamento de postura, na verdade, traz mais benefícios à saúde (e ao corpo todo) do que apenas a questão estética. Uma postura inadequada, ao longo dos anos, pode trazer dores crônicas, bem como problemas difíceis de tratar na coluna cervical, lombar e ciática.
Quais são os exercícios de RPG
Com pequenas contrações, ela nos mantém com uma postura melhor quando ficamos de pé ou sentados. Os músculos posturais são: Suboccipitale, Trapézio, Erector Spina, Iliopsoas, Quadríceps Fêmures e Soleus.
Os músculos antigravitacionais, como sóleo e gastrocnêmio, são responsáveis pelo controle da progressão da tíbia sobre o tálus nas fases de rolamento do tornozelo, contraindo excentricamente para o avanço da tíbia e concentricamente para impulsão e auxiliando na propulsão da marcha.
Músculos superficiais do dorso
Os extensores do tronco são os músculos eretores da espinha, que incluem o iliocostal torácico, o longuíssimo dorsal, o espinhal torácico e o iliocostal lombar.
A parede torácica é formada por todos os tecidos de revestimento e músculos dessa região.