verbo transitivo Querer mal a alguém; ter ódio ou raiva por; detestar, abominar. Sentir aversão ou repulsa a; desprezar, aborrecer profundamente.
Basicamente, o que isso tudo quer dizer é que é normal, sim, sentir ódio daquele ser humano que você já amou muito um dia. Isso não significa, no entanto, que você deve alimentar esse ódio – na verdade, quanto menos você pensar naquele seu ex insuportável, melhor para você e para a sua saúde mental.
Sentimos raiva por que não temos nossas expectativas concretizadas e daí vem a mágoa. Só que o outro não tem que, necessariamente corresponder as nossas expectativas, mesmo quando a causa é a injustiça ou a humilhação.
A raiva pode ainda ser causada por preocupação excessiva ou focalização nos problemas pessoais. As memórias de acontecimentos traumáticos ou marcantes também podem desencadear esta emoção. Quando as pessoas ficam com raiva, tendem a experienciar variados pensamentos, sentimentos e reacções físicas.
Pessoas raivosas querem se sentir autocapacitadas Além de substituir a dor, a raiva também pode fazer com que uma pessoa se sinta poderosa. A raiva deixa as pessoas energizadas, com uma sensação de controle. Ou seja, quando alguém te deixa impotente a raiva é uma forma de restabelecer o controle sobre tudo.
A raiva surge quando algo que você desaprova acontece. Alguém roubou você, alguém o passou pra trás, alguém descumpriu um acordo que tinha com você, o insultou, foi injusto com você. Esse pensamento de vítima é o que gera a raiva. Afinal, erraram com você e agora você sente raiva.
Depois da raiva, você vira uma stalker. É uma espécie de detetive, que passa o dia atrás da criatura na internet, nas redes sociais, prestando atenção em quem ele curte, quem dá like nos posts dele, quem ele cutuca, quais amigas adicionou após a separação.
De acordo com o levantamento, que avaliou 27 emoções, a tristeza leva uma média de 120 horas para passar. Já o ódio tem uma duração média de 60 horas e a alegria, de apenas 35 horas. O desespero costuma durar 24 horas e o ciúme, 15 horas.
O que fazer para deixar uma pessoa brava e irritada?
Pegue uma folha de papel em branco e escreva uma carta de acusação, usando uma folha para cada situação ou pessoa que o fizeram sentir raiva. Escreva sem dó nem piedade, insultando, agredindo, “gritando”. Se você sente raiva de si mesmo, escreva uma carta a si mesmo.
Tenha um pouco de perspectiva.
“Quando a raiva é reprimida, o corpo e os sistemas permanecem despertos, bioquimicamente estimulados. Ao se recusar a tomar consciência da raiva e não expressá-la, você perde a oportunidade de consertar algo que está erado e finalizar as respostas do corpo que foram desencadeadas.
A dor e as emoções dolorosas são coisas que não podemos evitar sentir....2. Desabafar é necessário
Podemos apontar quatro emoções básicas: felicidade, tristeza, ansiedade e raiva. Para identificar suas emoções, antes de qualquer coisa você precisa conhecer aquilo que está sentindo. Para isso, o primeiro passo é se perguntar, com sinceridade, o que está realmente se passando contigo.
Dicas de Inteligência Emocional para superar a dor emocional
Os estudos científicos mostram que estas terapias alternativas têm sido eficazes no alívio da dor de cabeça e a fibromialgia.