crossorigin="anonymous">
A função do 2º grau ou função quadrática é uma função de domínio real, ou seja, qualquer número real pode ser o x e, a cada número real x, associamos um número da forma ax² + bx + c.
A função quadrática, igualmente denominada de função polinomial do 2º grau, é aquela representada pela fórmula seguinte: f(x) = ax2 + bx + c. Ou seja, “a”, “b” e “c” são números reais, só que “a” é diferente de “0”. Exemplo: f(x) = – x² + 8x – ou seja, “a” = “-1”, “b” = “8” e “c” = “0”.
O gráfico da função quadrática é uma parábola e seu posicionamento no plano cartesiano depende diretamente dos coeficientes a, b e c. O coeficiente c é o ponto onde a parábola corta o eixo y.
Matemática. O gráfico da função de 2º grau é representado pela parábola, que pode ter sua concavidade voltada para cima ou para baixo. Uma função do 2º grau é definida pela seguinte lei de formação f(x) = ax² + bx + c ou y = ax² + bx + c, em que a, b e c são números reais e a ≠ 0.
O gráfico da função quadrática é uma parábola, cuja concavidade é determinada de acordo com o valor de a. Se a > 0, a concavidade da parábola estará voltada para cima e se a < 0, a concavidade da parábola estará voltada para baixo.