primavera f (plural: primaveras f)
Criando uma aplicação Web o Spring Initializr
O Spring Boot Starter é o coração de uma aplicação Spring. Sua função principal é combinar as várias dependências advindas de um projeto Spring Boot em uma única dependência, retirando-se a necessidade de configuração de múltiplas dependências no Maven ou no Gradle.
Você pode baixar em: http://spring.io/tools/sts/all. Começar um projeto com Spring Boot no STS é bem simples. No menu File, selecione New e depois Spring Starter Project. Caso você já tenha criado algum projeto Maven no Eclipse, então você deve conhecê-la bem.
Para alterar a porta do servidor usando o arquivo de propriedades, precisamos configurar a propriedade server. port . O servidor começará com a porta 8585. Para obter uma porta aleatória do servidor, atribua 0 à propriedade.
Se você já é um usuário cadastrado, para fazer download do SPRING basta entrar com seu endereço de e-mail, sua senha cadastrada e a versão desejada e clicar no botão "Download". Caso contrário, cadastre-se no sistema clicando no botão "Cadastrar".
Tomcat
Bem-vindos ao treinamento de API rest com Spring boot. ... Neste treinamento, vamos utilizar o Spring boot, um framework para Java bastante popular que pode ser utilizado tanto para a construção de aplicações web tradicionais, ou APIs REST, que são muito utilizadas no modelo de arquitetura de micro serviços.
No universo da programação, o REST — Representational State Transfer — tem o objetivo de definir características fundamentais para o desenvolvimento de aplicações Web, que só funciona da maneira como conhecemos graças a essas práticas.
Consumindo uma API de maneira simples com Java
Criando nosso modelo para nossa Api Rest Spring Boot
REST, acrônimo de Representational State Transfer, é uma abstração dessa arquitetura que detalhamos acima. É um estilo de arquitetura de software que define uma série de restrições para a criação de web services (serviços Web), ou seja, restringe como seus componentes devem interagir entre si.
Rest API é o conjunto de boas práticas utilizadas nas requisições HTTP realizadas por uma API em uma aplicação web....As principais requisições são:
Esses recursos fazem parte da API (Application Programming Interface) padrão Java. O API é um grupo de programas de suporte destinados a cumprir funções específicas que é dividido em diferentes partes funcionais chamadas pacotes (o que nós denominamos bibliotecas).
Uma coleção é uma estrutura de dados que permite armazenar vários objetos. Em Java , a coleção também é um objeto. Os três grandes tipos de coleções são: Lista ( também chamado de “sequência“); • Conjunto; • Mapa( também chamado de “dicionário“).
JAVA – Introdução a sua API
Para criar uma API é necessário ter conhecimentos intermediários em protocolo HTTP, servidores web (como Apache e NGINX) e uma linguagem de programação para web, como PHP, Javascript, Ruby e Python.
Acessar o site do Postman e realizar o download compatível com seu sistema operacional. Clicar no arquivo executável e seguir os passos de instalação. Com a facilidade do uso do mesmo login do Google, usar sua conta.
Basta acessar o endereço https://chrome.google.com/webstore/category/apps e na caixa de busca pesquise por Postman, como mostra a Figura 1. Ao serem retornados os resultados da busca, provavelmente o Postman aparecerá na primeira posição da lista. Clique então no botão “Add to Chrome”, conforme mostra a Figura 2.
Boas práticas para testar uma API
Como usar o Postman: Criar Pastas Clique no ícone de reticências para abrir o submenu da Coleção. Clique em “Add Folder” para Adicionar uma nova pasta. Escreva o nome da pasta que você acabou de criar e clique em “Create” para salvar.
Download e cadastro
O Postman é uma ferramenta que dá suporte à documentação das requisições feitas pela API. Ele possui ambiente para a documentação, execução de testes de APIs e requisições em geral.
Menções honrosas. O Mashery possui um diretório de APIs gerenciadas pelo software deles, que também indica se determinada API tem um selo de DX (Developer Experience), ou seja, uma atenção especial em seu design. Outro site que vale ser mencionado é o Exicon, um serviço muito legal para gerenciamento de apps.
Uma API (Application Programming Interface) é um conjunto de comandos, funções, protocolos e objetos que os programadores podem usar para criar softwares ou interagir com sistemas externos. Ela fornece aos desenvolvedores comandos para executar operações comuns para que eles não tenham que escrever um código do zero.
Como utilizar a API