adjetivo Em que há ou expressa disfunção, mau funcionamento. [Medicina] Que apresenta suas funções alteradas ou prejudicadas: órgão disfuncional. [Figurado] Que não funciona direito; cuja função está parcial ou completamente prejudicada: seu discurso é completamente disfuncional e incoerente.
Significado de Difusão substantivo feminino Estado do que se difunde, se espalha por múltiplas direções; propagação: a difusão de partículas na osmose.
Conjunto de bens pertencentes a algo ou alguém (ex.: o acervo museológico inclui centenas de documentos históricos).
Acervo significa grande quantidade de algo, abundância. É uma palavra proveniente do termo latino acervus (coleção). Em geral, a palavra é utilizada para fazer referência a uma coleção de obras ou bens que fazem parte de um patrimônio, seja de propriedade privada ou pública.
Os acervos pessoais constituem um conjunto documental relevante ao propiciarem o agrupamento de documentos realizados por intelectuais. Sua importância tem aumentado recentemente, com instituições reunindo, organizando e disseminando esses conjuntos, que podem ser representados por bibliotecas e arquivos.
Em um Processo quando na" Localização na Serventia" está escrito: "Saída de Acervo", quer dizer que a outra pessoa recebeu o comunicado deste Processo, ja foi comunicada?
Em primeiro lugar, a localização na saída de acervo está diretamente relacionada a quantidade de obras ou bens que fazem parte de uma propriedade privada ou pública.
Acervo é o conteúdo de uma coleção privada ou pública, podendo ser de caráter bibliográfico, artístico, fotográfico, científico, histórico, documental, misto ou qualquer outro.
Pode ser formada por objetos materiais ou imateriais, ser mantida por um único indivíduo ou pertencer a uma organização, privada ou governamental, ser secreta ou aberta ao público.
a)Acervo museológico: compreende o conjunto de bens culturais, de caráter material ou imaterial, móvel ou imóvel, que integram o campo documental de objetos/documentos que corresponde ao interesse e objetivo de preservação, pesquisa e comunicação de um museu.
O Acervo Digital é uma aplicação desenvolvida pela Fundação Instituto de Administração que permite a captura, armazenamento e recuperação de informações de documentos em formato digital que integrem o patrimônio de conhecimentos de uma Organização.
O acervo técnico do profissional é o conjunto das atividades desenvolvidas ao longo de sua vida profissional compatíveis com suas competências e registradas no Crea por meio de Anotações de Responsabilidade Técnica – ARTs.
A titularidade de atestados técnicos que comprovem a execução de obras de engenharia pode ser transferida por meio de operação de cisão de empresas.
O Atestado de Capacidade Técnica consiste na apresentação de documento que comprove e ateste o fornecimento de materiais ou os serviços prestados pela empresa interessada, emitido por pessoa jurídica, em papel timbrado, assinado por seu representante legal, discriminando o teor da contratação e os dados da empresa ...
Por quem é emitido? O Atestado de Capacidade Técnica é emitido por outra empresa que ou órgão público que já tenha utilizado o seu serviço ou entregue o seu produto anteriormente. A declaração atesta que já foi feito um serviço conforme o edital.
O Atestado de Capacitação Técnica é um documento que comprova a qualificação técnica de uma empresa. Esse tipo de comprovação é previsto na lei de licitações (8.
Para obter um Atestado de Capacidade Técnica, você terá que dirigir-se a algum cliente seu – que pode ser uma empresa privada ou órgão público – para o qual já tenha realizado serviços (de pintura externa, considerando o nosso exemplo) e solicitar a este cliente que faça uma declaração atestando que a sua empresa tem ...
§1º O Atestado de Capacidade Técnica somente será emitido após a manifestação da respectiva área técnica responsável pelo recebimento do bem e/ou pelo acompanhamento da prestação do serviço, a qual deverá contemplar a expressa concordância da chefia da unidade.
A exigência dos atestados com relação ao objeto deverá ser feita de forma genérica e não específica. Por exemplo: se o objeto da licitação é a construção de uma escola. Não se deve exigir no atestado de capacidade técnica que o licitante tenha construído “uma escola”.
O Atestado não possui “prazo de validade”; ele é perene, perpétuo. A experiência adquirida pelo licitante não desaparece com o tempo; a partir do momento em que é expedido o atestado, consolidou-se a prova inconteste da aptidão técnica do licitante.
prazos máximos; § 5º É vedada a exigência de comprovação de atividade ou de aptidão com limitações de tempo ou de época ou ainda em locais específicos, ou quaisquer outras não previstas nesta lei, que inibam a participação na licitação.
O que é Qualificação Técnica nas Licitações Esses são os documentos que comprovam que a empresa possui condições de executar o objeto do edital. Que a licitantes possui experiência na área, que tem aptidão, que possui profissionais qualificados, etc.
É o conjunto das atividades técnicas desenvolvidas ao longo da vida do profissional, compatível com suas atribuições e registradas no Crea por meio de ART's – Anotações de Responsabilidade Técnica. Pertence sempre e exclusivamente ao profissional que registrou a ART da obra/serviço realizado e nunca à empresa.
A ART deve ser registrada pelo profissional antes do início da atividade técnica (conforme os dados do contrato escrito ou verbal), no Crea em cuja região será realizada a atividade.