EQST

O Que Ser Mulher Por Clarice Lispector?

O que é ser mulher por Clarice Lispector?

O destino de uma mulher é ser mulher. "Quando eu ficar sozinha, estarei seguindo o destino de todas as mulheres." Por caminhos tortos, viera a cair num destino de mulher, com a surpresa de nele caber como se o tivesse inventado.

Qual a importância do feminino na obra de Clarice Lispector?

Todas essas mulheres, muitas vezes retratadas na literatura apenas como secundárias e seres praticamente decorativos, na obra da Clarice ganham densidade, profundidade, importância suprema. Elas têm pensamentos sublimes, epifanias.

Como pode ser visto o perfil feminino na obra de Clarice Lispector?

A visão do feminino de Clarice Lispector presente na obra é fruto de um processo histórico, bíblico e social a que se submeteu a mulher por longos anos, perdurando até a modernidade, pois ainda hoje é possível presenciar desigualdades e preconceitos voltados à figura da mulher.

O que aproxima a escrita de Clarice Lispector e Carolina Maria de Jesus é o fato de ambas?

Resumo: A escrita de Carolina Maria de Jesus e de Clarice Lispector remetem-nos à reflexão de Virgínia Woolf (2004) sobre a condição de pobreza a que o sexo feminino esteve historicamente subordinado e a discussão de como seria prejudicial o fato da mulher ser representada apenas via uma literatura escrita por homens.

O que Clarice Lispector fez de importante?

Clarice Lispector (1920-1977) foi um dos maiores nomes da literatura brasileira do Século XX. Com seu romance inovador e com sua linguagem altamente poética, sua obra se destacou diante dos modelos narrativos tradicionais. Seu primeiro livro, “Perto do Coração Selvagem” recebeu o Prêmio Graça Aranha.

Como citar o livro A Hora da Estrela?

Referência bibliográfica: LISPECTOR, Clarice. A hora da estrela. Rio de Janeiro: Editora Rocco, 1998.

Como usar Clarice Lispector na redação?

Clarice e os temas de redação A obra de Clarice é muito, muito rica em qualidade e quantidade, bem como sua vida é uma grande inspiração. Sendo assim, temas que envolvam a condição de vida da mulher, o feminismo, a desigualdade de gêneros e afins são um prato cheio para terem Clarice enquanto sustentação de argumento.

Quais os gêneros textuais produzidos por Clarice Lispector?

Conhecida como uma das melhores escritoras brasileiras, Clarice escreveu romances, contos, crônicas, literatura infantil.