crossorigin="anonymous">
A agricultura é a arte de cultivar a terra. Por meio dessa atividade milenar, obtêm-se alimentos e matéria-prima para a produção de bens industrializados.
Os principais produtos da agropecuária no Brasil são a soja, a cana-de-açúcar, o café, a carne de gado, o milho e muitos outros.
Dos principais produtos agropecuários do Brasil, cabe destaque para a cana-de-açúcar, o café e a laranja, dos quais somos os maiores produtores mundiais; a soja, o fumo e a carne bovina, e ocupamos a segunda posição internacional; e o milho, produto em que o Brasil é o terceiro país em volume de produção anual.
O que é Agropecuária: É através da agropecuária que são obtidos alguns dos produtos essenciais para o cotidiano da vida em sociedade, como carnes, legumes e outras substâncias de origem animal e vegetal. Exemplo: ovos, leite, manteiga, cereais, grãos (arroz e feijão, por exemplo), entre outros.
policultura
A lista disponibilizada dos estados que mais produzem grãos é liderada pelo vizinho, Mato Grosso, responsável por 28,9% da produção, seguido de Paraná com 16%, Rio Grande do Sul (10,5%), Goiás (10,3%), Mato Grosso do Sul (8%) e Minas Gerais com 6,2%.
No biênio 2016/2017, a cultura ocupou uma área de 33,890 milhões de hectares, o que totalizou uma produção de 113,923 milhões de toneladas, tendo como maiores estados produtores os estados do Mato Grosso, Paraná, Rio Grande do Sul.
No Brasil o Rio Grande do Sul o maior estado produtor, sendo seguido do Mato Grosso, Minas Gerais, Maranhão, Santa Catarina, Goiás, Tocantins, São Paulo e Mato Grosso do Sul.
Morro Agudo, em São Paulo, foi a cidade que mais produziu cana em 2017, com um volume de 8,12 milhões de toneladas – o montante representa um acréscimo de 2,2% em comparação a 2016. Além disso, a cidade tem 71,32% do seu território focado na cultura.
Estado de São Paulo
São Paulo tem 172 usinas instaladas, sendo o maior produtor mundial de etanol de cana-de-açúcar. Na safra 2017/2018, foram gerados 13 bilhões de litros nas usinas paulistas, o que corresponde a 47,14% da produção em todo o País.
Ao longo do tempo, as plantações de cana se expandiram das áreas tradicionais de cultivo da costa nordestina e do Norte Fluminense (RJ) em direção aos planaltos do Rio Paraná, incluindo o Triângulo Mineiro, o centro-sul de Goiás e o sul do Mato Grosso do Sul.
As regiões Centro-Sul e Norte-Nordeste são as principais produtoras, de acordo com o levantamento realizado desde 2001, como mostra a Tabela 2. Tabela 2. Produção brasileira de cana-de-açúcar (em toneladas), nas safras 2001/2002 a 2006/2007.
Merece destaque o estado de São Paulo, que produz próximo de 60% de toda a cana, açúcar e etanol do país. ... O segundo maior produtor é o estado do Paraná, com 8% da cana moída no Brasil.
ilha de Itamaracá
1530
1532
A produção da cana-de-açúcar no período colonial se concentrava em áreas próximas ao litoral brasileiro, na região Nordeste ( Rio Grande do Norte ) e Sudeste ( Rio de Janeiro e Minas Gerais ).
A sociedade da região açucareira dos séculos XVI e XVII era composta, basicamente, por dois grupos. O dos proprietários de escravos e de terras compreendia os senhores de engenho e os plantadores independentes de cana. ... A maior parte dos poderes se concentrava nas mãos do senhor de engenho.
O cultivo da cana de açúcar foi realizado na área da Zona da Mata, que se estende numa faixa litorânea, do Rio Grande do Norte ao Recôncavo Baiano. Para o plantio, colheita e transformação do caldo de cana em grãos de açúcar era empregada a mão de obra escravizada negra e indígena, além de trabalhadores livres.
Resposta. A cana de açúcar foi escolhida para ser cultivada no nordeste pois a região apresentava solo propício e clima favorável para o desenvolvimento da planta.
O açúcar representou a primeira grande riqueza agrícola e industrial do Brasil. Devido à grande adaptabilidade da cana em nosso clima e solo, durante muito tempo, foi a base da economia colonial.
Olá!! Para o plantio de cana-de-açúcar teremos como ideal solos profundos, pesados, férteis, bem estruturados e com uma boa capacidade de retenção são os ideias para essa planta. Pois devido à rusticidade da planta, se desenvolve satisfatoriamente em solos arenosos e menos férteis, exemplo temos o cerrado.