crossorigin="anonymous">
A palavra proximal é aplicada na descrição anatômica para indicar que a parte do corpo referida se situa mais próxima de um centro, articulação, tronco ou linha mediana. O seu oposto é distal.
Que está mais próximo do centro do corpo, de um órgão ou de uma estrutura anatómica (falange proximal, por exemplo).
1 Que ou aquilo que flui ou jorra em abundância; diz-se de ou torrente fluvial: “O rio alcançara o máximo das suas barreiras. O caudal se avolumara […]” ( JMV2 ) .
Significado de Proximal adjetivo Que está mais perto do centro, da origem ou do ponto de ligação. [Biologia] Diz-se da porção de um apêndice, animal ou vegetal, que fica mais próxima do ponto ao qual se liga.
Planos de delimitação Para realizar a descriçao ou o corte de um animal são atribuídos alguns nomes para suas partes, isso é chamado de plano de delimitação. O animal é colocado na posição anatômica dentro de um cubo. Esses planos são estruturas imaginárias que passam rente ao seu corpo.
Os três planos anatómicos do corpo: sagital, transversal e frontal.
- Plano anterior (ventral): que passa pela frente do corpo. - Plano posterior (dorsal): é o que formaria o fundo do caixão, ou seja, atrás das costas. - Planos laterais: são as paredes laterais que limitam os membros do lado direito e esquerdo.
Dorso: — Região ímpar, situada caudalmente à cernelha e cranialmente ao lombo, na face dorsal do tronco (Fig. 1 e 2 C).
* Proximal: próximo da raiz do membro. Na direção do tronco. * Distal: afastado da raiz do membro. Longe do tronco ou do ponto de inserção.
São linhas também imaginárias traçadas no indivíduo dentro do sólido geométrico. Os eixos associados com os planos irão gerar movimentos no indivíduo. Os eixos existentes são eixo sagital ou ânteroposterior une o centro do plano ventral (anterior) ao centro do plano dorsal (posterior).
Na posição anatômica, o individuo deverá estar em pé (posição Bípede), com a face voltada para frente (olhar para o horizonte), membros superiores estendidos e aplicados ao tronco com as palmas das mãos voltadas para frente, assim como os membros inferiores unidos e com as pontas do dedos voltadas para frente.
O estudo dos dados anatômicos é fundamental para possibilitar ao enfermeiro o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como a morfologia, localização, função e organização desses órgãos em sistemas. Esse conhecimento é indispensável à atuação profissional.