crossorigin="anonymous">
O relevo pode ser definido como as formas da superfície de um planeta. O relevo se origina e se transforma sob a interferência de dois tipos de agentes: os agentes internos e externos. Os primeiros, também chamados de endógenos, atuam de dentro para fora (deformando), como o vulcanismo e o tectonismo.
Planície é uma categoria de relevo relativamente recente que se localiza em regiões de baixas altitudes, geralmente próximas ao nível do mar. Suas superfícies são pouco acidentadas e normalmente planas. Forma-se pelo acúmulo de sedimentos provenientes de áreas mais altas que a rodeiam.
A depressão é uma forma de relevo com irregularidades, que possui leve inclinação por conta do desgaste ocorrido em decorrência à ação do vento e da água (intemperismo) e altitude que pode ir de 100 a 500 metros.
São superfícies com formações relativamente novas se comparados com outras formas de relevo e que apresentaram pequenos movimentos na crosta, sendo quase completamente aplainadas. São delimitadas por aclives, e os processos de deposição superam os de desgaste.
A Planície Litorânea do Brasil, mais conhecida pelos geógrafos como Planície Costeira ou Planície Litorânea é uma planície situada ao longo do litoral brasileiro, possui aproximadamente 620 quilômetros de comprimento e cerca de 100 km de largura.
Os planaltos são relevos irregulares, geralmente com altitudes elevadas, limitados por uma superfície mais baixa. ... Planaltos são unidades de relevo relativamente planas e localizadas em regiões de altitudes elevadas.
Resposta. O Planalto da Borborema ajuda a acontecer o que chamamos de chuvas orógraficas. As orográficas acontecem em relevos de montanhas ou planaltos, quando a nuvem não consegue atravessar para o outro lado, graças a altitude da montanha ou planalto, e tende a subir para tentar contornar.
O planalto da Borborema, também denominado serra da Borborema compreende um importante planalto nordestino, sendo uma região serrana na região localizada no interior do Nordeste. Devido à sua elevada altitude, o planalto impede a chegada das massa de ar em um dos lados, no sertão, o que impede o regime de chuvas.
O planalto oriental africano está situado em uma região de origem vulcânica, com altitudes elevadas, grandes depressões e fossas tectônicas, sendo que estas últimas originaram extensos lagos interiores. As rochas dessa área também são parecidas com as do Planalto Brasileiro.
O planalto central brasileiro é uma grande área plana e alta (platô) que está localizada em diversos estados brasileiros. A capital do Brasil, Brasília, está localizada no planalto central. Por esse motivo, muitas vezes a região em que está o Distrito Federal é chamada de planalto central.
Planalto Brasileiro ou Planalto Central do Brasil é a denominação habitual da região que se estende pelo Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.
planaltos
Relevo. O relevo da região Centro-Oeste é formado por planaltos, chapadas, serras, depressões e planícies. Destacam-se, na região, a chapada dos Guimarães e a planície do Pantanal Mato-Grossense. Chapadas são áreas de relevo tabular (forma de mesa), com paredões esculpidos pela força da erosão.
A região é composta por três relevos: Planalto Central: é formado por rochas cristalinas onde estão apoiadas camadas de rochas sedimentares. Na parte em que as rochas aparecem, na superfície, possui um relevo com ondulações. Já nas áreas rochosas e encobertas pelas camadas sedimentares são conhecidas como chapadas.