Área Amarela Essa área conta com uma sala própria para pacientes já estabilizados, mas que ainda precisam de cuidados especiais (pacientes críticos ou semi-críticos). ... Amarelos: Pacientes que necessitam de atendimento médico e de enfermagem o mais rápido possível, porém não correm riscos imediatos de vida.
Cada cor tem um significado, que identifica o grau de risco e determina um tempo máximo para o atendimento ao paciente: vermelho indica que o paciente necessita de atendimento imediato, portanto, é emergência; laranja é muito urgente, o paciente necessita de atendimento o mais prontamente possível; amarelo é urgente, o ...
Grupo 4 - (amarelo) = engloba os riscos ergonômicos, tais como esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso exagerados, entre outras situações que se ligam ao estresse físico ou psicológico do trabalhador.
Os pacientes classificados na cor laranja podem esperar até 15 minutos pelo atendimento. Os casos classificados como verde e azul são de menor urgência, sendo atendidos após todos os classificados como verde, amarelo, laranja e vermelho terem sido devidamente encaminhados.
O laranja é uma cor que também aumenta o apetite, mas, induz o relaxamento e aumenta o potencial para o sono, ao diminuir a freqüência do fluxo sanguíneo(2). Atualmente, nos hospitais percebe-se a necessidade de mudanças e preocupação em alegrar os ambientes.
As cores verde e azul são casos sem gravidade, em condições de aguardar por mais tempo. Se o paciente receber uma pulseira verde, indica que o doente não corre risco de morte, podendo ser atendido sem prioridade.
A cor vermelha indica emergências com alto risco de morte; laranja, casos muito urgentes; amarela, urgências moderadas; verde, urgências menores; e azul, não urgências.
Tipos de classificação de risco
O protocolo de Manchester consiste em um sistema de triagem baseado em cinco cores: vermelho, laranja, amarelo, verde e azul. Cada cor representa os casos, pelo grau de gravidade. É na triagem que os pacientes serão identificados e o seus casos avaliados.
O amarelo significa urgente para casos de gravidade moderada, com necessidade de atendimento médico mas sem risco imediato. Já a cor verde é pouco urgente, para atendimento preferencial nas unidades de atenção básica.
As consultas eletivas são aquelas agendadas com o médico de sua preferência, com antecedência. É indicado ir ao médico pelo menos uma vez ao ano para fazer exames de sangue e/ou urina e diagnosticar doenças assintomáticas. Conforme a idade, esta frequência muda.
Urgência – Situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento; Procedimento eletivo – Procedimentos médicos que são programados, ou seja, não são considerados de urgência e emergência.
Resumo: – cirurgia de emergência – aquela em que há risco de vida ou de perda de membro caso o paciente não seja operado em um curto intervalo de tempo, geralmente < 6 horas. – cirurgia eletiva – aquela que pode ser postergada por até 1 ano sem causar grandes problemas ao paciente.
Sendo considerada uma emergência condições que impliquem sofrimento intenso ou risco iminente de morte exigindo, portanto, tratamento médico imediato. Já a urgência, é uma ocorrência imprevista com ou sem risco potencial à vida, onde o indivíduo necessita de assistência médica imediata.
São exemplos de emergência: cortes profundos, acidente de ordem elétrica, picada ou mordida de animal peçonhento, queimaduras, afogamentos, infarto do miocárdio, entre outros. Já os casos de urgência são: fraturas, luxações, torções, febre maior que 38 graus há pelo menos 48h que melhora com antitérmicos, mas não cede.
Lembre-se, siga estes 6 passos ao atender qualquer situação de emergência:
Emergência é quando há uma situação crítica ou algo iminente, com ocorrência de perigo; incidente; imprevisto. ... No entanto, há situações de emergência que necessitam de uma intervenção urgente, ou seja, que não podem se prolongar.
Primeiros Socorros: 7 procedimentos que você precisa saber!
A pessoa mais indicada para fazer os procedimentos é um socorrista (profissional treinado especificamente para o atendimento emergencial). Em alguns casos, até uma ambulância ser direcionada para o local onde está a vítima, a telefonista pode passar algumas dicas de como proceder em determinados fatos.
As recomendações são estas:
Nestes casos, os primeiros socorros são:
5 regras importantes que todo enfermeiro socorrista deve saber