Radiculopatia é caracterizada pela lesão ou comprometimento de um ou mais nervos e suas raízes nervosas que passam pela coluna vertebral, levando ao surgimento de sintomas como dor, formigamento, sensação de choque e fraqueza dos membros, como acontece na dor pelo comprometimento do nervo ciático, por exemplo.
Radiculopatia é o termo usado para descrever os sintomas de irritação da raiz nervosa, que podem incluir dor, dormência, formigamento e fraqueza.
A radiculopatia cervical é a descrição clínica de quando uma raiz nervosa na coluna cervical fica inflamada ou é danificada, resultando em uma alteração na função neurológica. Os déficits neurológicos, como dormência, reflexos alterados ou fraqueza, podem irradiar-se do pescoço para o ombro, braço, mão ou dedos.
(CID: M 54.
O que fazer para acabar com a dor no pescoço e no ombro?
Uma das causas mais comuns das dores no pescoço é a tensão nos músculos associada a uma postura inadequada, por exemplo ao ver TV ou quando estamos sentados em frente ao computador, quando dormimos numa posição desconfortável ou quando torcemos e giramos o pescoço de forma extrema.
Colocar uma compressa quente no pescoço, fazer uma massagem, alongar os músculos e tomar um relaxante muscular são 4 formas diferentes de tratar um torcicolo em casa. Estes quatro tratamentos se complementam e ajudam a curar o torcicolo mais rápido, podendo ser úteis para aliviar a dor e o desconforto.
É preciso alongar o pescoço e para conseguir fazer isso deve-se usar uma técnica chamada energia muscular. Isso consiste em colocar a mão (do lado em que está o torcicolo) na cabeça e fazer força empurrando a cabeça contra a mão. Mantenha essa força durante 5 segundos e relaxe, descansando por mais 5 segundos.
Os principais sinais e sintomas de um torcicolo incluem: Geralmente o torcicolo melhora após as primeiras 24 horas, e tende a durar de 3 dias a 5 dias.