crossorigin="anonymous">
A hipertrofia ventricular esquerda (HVE) representa uma resposta adaptativa do coração à hipertensão arterial. Embora considerada compensatória, a HVE é um preditor independente de maior morbimortalidade cardiovascular.
A hipertrofia muscular é o aumento do tamanho e volume dos músculos em resultado à sobrecarga imposta. Ou seja, trata-se de uma resposta fisiológica resultante de uma adaptação celular frente a uma maior exigência de trabalho.
Hipertrofia é o aumento da massa muscular. Assim como um atleta de academia ganha hipertrofia muscular quando faz muito levantamento de peso o nosso coração fica hipertrófico quando trabalha demais, ou seja, quando uma carga excessiva é imposta a ele como por exemplo na hipertensão ou na estenose aórtica.
O coração humano é um órgão muscular oco que representa a parte central do sistema circulatório. Ele mede cerca de 12 cm de comprimento e 9 cm de largura. Pesa, em média, de 250 a 300 g nos adultos.
Mas, em média, fazendo uma avaliação geral desses aspectos, o valor de um ecocardiograma gira em torno de R$ 200,00 a R$ 500,00. Mas, se esse é um valor que você não pode pagar, não deixe de realizar o seu teste por isso. Existem clínicas populares em algumas cidades que disponibilizam o exame a preços acessíveis.
O ecodopplercardiograma transtorácico serve para detectar uma extensa variedade de doenças do coração, como doenças do pericárdio, da aorta, podendo elas ser ou não congênitas. Efeitos da hipertensão podem ser descobertos no ecodopplercardiograma, assim como valvopatias, por exemplo.
O preço do eletrocardiograma pode variar entre 50 e 200 reais, a depender da clínica, hospital ou cardiologista, porém, se for realizado pelo SUS, não é cobrado.
Exames que salvam: conheça os preventivos para o coração