su·pers·ti·ção ção. 1. Sentimento de veneração religiosa fundada no temor ou ignorância e que conduz geralmente ao cumprimento de falsos deveres, a quimeras, ou a uma confiança em coisas ineficazes.
7 sinônimos de superstição para 3 sentidos da palavra superstição: 1 preconceito, prejuízo. 2 fanatismo, obstinação, adoração. 3 abusão, crendice.
Superstição (do latim superstitio, “profecia, medo excessivo dos deuses”) ou crendice é um termo pejorativo para qualquer crença ou prática que é considerada irracional ou sobrenatural: por exemplo, se surgir da ignorância, um mal-entendido da ciência ou causalidade, uma crença positiva no destino ou magia, ou medo ...
A superstição traz um benefício imediato, enquanto a religião busca a paz divina, envolvendo normas éticas e códigos de conduta”, diz Pierucci. Diferentemente da religião, a superstição tem fins específicos.
Mas, ainda em meados do século 1, o historiador romano Plínio, o Velho, tentou achar uma explicação. Para ele, a origem da superstição estaria ligada à ideia, difundida na época, de que no ar existiria uma espécie de “mercúrio universal”, substância que permitiria a transferência de energia entre pessoas.
A origem dessas (e de muitas outras) superstições está na visão mágica, sobrenatural que se tem mundo. Segundo o folclorista Luís da Câmara Cascudo, as crendices populares "participam da própria essência intelectual humana e não há momento na história do mundo sem a sua inevitável presença.”
São muitas as superstições e crendices do folclore brasileiro. Entre elas, acredita-se que dá azar passar debaixo de uma escada, quebrar um espelho ou cruzar com um gato preto na rua.
Conjunto de todas as tradições, lendas e crenças de um país, o folclore pode ser percebido na alimentação, na linguagem, no artesanato, na religiosidade e nas vestimentas de um povo. Trata-se do melhor modo de um povo compreender o mundo em que vive.