Denominação dada ao aparecimento de hemorragias cutâneas ou mucosas de extensão variável, provenientes de extravasamento capilar, e que se podem manifestar sob a forma de petéquias ou de equimoses. A púrpura é um sinal e sintoma semiológico causado por diferentes doenças.
substantivo feminino [Medicina] Aquela que acabou de dar à luz; mulher que teve um filho ou uma filha há pouco tempo. adjetivo Que teve um filho ou uma filha recentemente, há pouco tempo. Etimologia (origem da palavra puérpera). A palavra puérpera deriva do latim "puerpera,ae", que deu à luz recentemente.
As três fases do puerpério, período vivido pela mãe logo após a gestação
O nascimento de um filho, além de encher a família de alegria, é um momento que a atenção se volta para o bebê. Mas durante este período, o cuidado com a mãe é muito importante.
Na primeira consulta seu médico vai pedir uma bateria de exames, entre eles: hemograma completo, glicemia de jejum, tipagem sanguínea e determinação do fator Rh, sorologias para hepatite B, Sífilis, HIV, toxoplasmose, citomegalovírus, exame protoparasitológico de fezes, exame de urina e urocultura, colpocitologia ...
É na consulta do pré natal que o médico deverá identificar qual é a idade gestacional, a classificação de risco da gravidez, se é de baixo risco ou de alto risco, e informar a data provável do parto, de acordo com a altura uterina e a data da última menstruação.
Cuidados de enfermagem e segurança do paciente: o que é preciso observar?
A nosso ver o foco da atenção da enfermagem é o ser humano, com suas necessidades bio-psico-sócio-espirituais e a função precípua do enfermeiro é o cuidado de enfermagem, cujo objetivo centra-se na promoção da saúde, na prevenção de doenças e na recuperação e reabilitação da saúde.
Cuidar em enfermagem consiste em envidar esforços transpessoais de um ser humano para outro, visando proteger, promover e preservar a humanida- de, ajudando pessoas a encontrar significados na do- ença, sofrimento e dor, bem como, na existência.