Pretérito. Passado, ou mais conhecido como Pretérito, que significa um ato que ocorreu um tempo antes do presente, ou seja, que passou, existem para o pretérito (passado) alguns tipos de classificações: Pretérito Perfeito, Pretérito Simples, composto; mais-que-perfeito e Pretérito Imperfeito.
O futuro do presente do indicativo é um tempo verbal usado para falar de coisas que ocorrem posteriormente ao momento da fala. Ele também é utilizado para expressar ordem e ainda, incerteza. Exemplos: Eu estarei na porta da escola.
Futuro do Pretérito (simples) - Enuncia um fato que pode ocorrer posteriormente a um determinado fato passado. Por exemplo: Se eu tivesse dinheiro, viajaria nas férias.
Os tempos compostos são formados pelos verbos auxiliares ter e haver e por um verbo principal no particípio, do qual resulta uma locução verbal.
Toda dúvida está na conjugação dos verbos “ver” e “vir” no futuro do subjuntivo: O verbo ver é precedido da partícula “se” ou “quando” e tem terminação em “ir” na primeira pessoa: quando eu vir, quando tu vires, quando ele/ela vir, quando nós virmos, quando vós virdes, quando eles/elas virem.
VER e VIR – Cuidado com eles!
O verbo ver pode atuar como verbo transitivo direto relativo, com o auxílio da preposição com no complemento relativo, quando apresenta o sentido de consultar ou solicitar um serviço: Veja isso com o diretor. Você quer que eu veja esse assunto com quem?
Vir é a forma conjugada do verbo ver na 1....Conjugação do verbo ver no futuro do subjuntivo.
O correto é, para o verbo VER, “ Se você vir minha amiga…”, “Se eu vir sua amiga, darei o recado…”, “Se nós virmos sua amiga, daremos o recado”. Já para o verbo VIR o correto é “ Se você vier à minha festa, ficarei feliz., “ Se nós viermos à sua festa”, “Se eu vier…”.
O correto é Eu a vi. a regra gramatical do português padrão estabelece que o pronome pessoal do caso reto “eu” atrai o outro pronome. Além disso, vale destacar que “ele”, também pronome pessoal do caso reto, não pode vir após o verbo.
Muita gente acha que é errado esta expressão por causa da ambiguidade: VIELA, mas na realidade, é errado por que não se coloca pronome pessoal do caso reto após verbo transitivo direto. ... O correto seria usar o pronome oblíquo: Eu o vi; Eu te chamei; Ela o beijou...
Quando o verbo fazer se refere a tempo decorrido ou indica fenômeno atmosférico, apresenta-se como verbo impessoal, sem sujeito, devendo ser conjugado apenas na 3. ª pessoa do singular. Assim, é correto dizer: faz quinze minutos, fazia dias, fez vinte anos,…
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.