1 Provocação feita com arrogância; alarde, fanfarronice, ostentação: “Não se tratava de uma bravata.
[Brasil] Passarinho que, segundo a lenda, traz sorte ao seu possuidor.
Uirapuru é um ser mitológico, descrito como homem transformado em pássaro que os índios brasileiros consideram o rei do amor.
i·ga·ra ra. [Brasil] Pequena canoa feita geralmente de um tronco de árvore escavada.
Jaci (do tupi Ya-cy ou Ia-cy, mãe dos vegetais), na mitologia tupi é a deusa Lua, protetora das plantas, dos amantes e da reprodução.
JACI: Significa “Lua”. Tem origem na palavra do tupi yacy, que quer dizer literalmente “Lua”. Está relacionado com o significado de Jacira, que une os elementos yacy “Lua” e ira “mel”, e significa “mel da lua”.
Significado de Jaci substantivo masculino [Brasil] Espécie de palmeira.
O povo Tupi-Guarani acreditava em um deus supremo, que chamavam de deus do trovão e o denominavam “TUPÔ. ... Eles acreditavam que este era o deus da criação, o deus da luz, e sua morada seria o sol. Acreditavam também em um deus do sol (Guaraci) e em uma deusa da lua (Jaci).
Reza a lenda que, em meio à Floresta Amazônica, existiam duas tribos rivais: uma vivia no alto de uma montanha, e outra vivia no fundo do vale. Ao beberem a poção mágica, logo foram transformados, sendo o rapaz em Sol e a moça na Lua. ...
Para os índios, o sol era uma pessoa e se chamava Kuandú. ... Há muito tempo um índio Juruna teria comido o pai de Kuandú, por esta razão este queria se vingar. Uma vez Kuandú estava bravo e foi para o mato pegar coco. Lá encontrou Juruna em uma palmeira inajá.
Deusa das moradias e das lavouras, Ceuci é quem protege e acolhe os frutos da nossa terra. É muito comparada à Virgem Maria, da religião católica. Inimigo de Tupã, Anhangá é o protetor dos animais e dos caçadores. Embora tenha esse significado, é associado ao mal e a tudo o que vem das regiões infernais.
O vocábulo Jurupari vem do tupi antigo, mas o significado varia de acordo com o grupo linguístico dos indígenas. Desta maneira, Jurupari poderia ser “boca; tirar da boca” como “aquele que vem a nossa rede” em referência aos pesadelos que provocava.
Anhangá (Tupi: Ahiag̃, Mawé: Anhang, espírito), é uma figura presente na cosmovisão de diversos povos originários do Brasil e literatura indianista.
Com a ajuda da deusa da Lua Jaci (ou em outras versões, Araci), Tupã desceu à Terra num lugar descrito como um monte na região do Areguá, no Paraguai, e, deste local, criou tudo sobre a face da Terra, incluindo o oceano, florestas e animais. Também as estrelas foram colocadas no céu nesse momento.
Tupã, foi fundada em 12 de outubro de 1929, por Luiz de Souza Leão numa região de floresta virgem, localizada no espigão dos rios do Peixe e Feio (ou Aguapeí), traçado da Ferrovia.
Estudos demonstram que os tupis teriam habitado originalmente os vales dos rios Madeira e Xingu, que são afluentes da margem meridional do rio Amazonas. Estas tribos, que sempre foram nômades, teriam iniciado uma migração em direção à foz do rio Amazonas e, de lá, pelo litoral para o sul.
Chamado de “O Espírito do Trovão”, Tupã é o grande criador dos céus, da terra e dos mares, assim como do mundo animal e vegetal. Além de ensinar aos homens a agricultura, o artesanato e a caça, concedeu aos pajés o conhecimento das plantas medicinais e dos rituais mágicos de cura. É a deusa Lua e guardiã da noite.
Para os indígenas, antes dos jesuítas os catequizarem, Tupã representava um ato divino, era o sopro, a vida, e o homem a flauta em pé, que ganha a vida com o fluxo que por ele passa.
A tradição indígena acredita que, no início dos tempos, o mundo era formado apenas de água e que Auí foi o ser escolhido pelo Girador, um grande pote de barro que vem do infinito, para construir sete cidades onde ele pudesse viver com seu povo.
Comparando palavras diferentes
Afoxé, capoeira, maracatu, congada, samba de roda, carimbó, maculelê, marabaixo. A cultura brasileira não renega sua origem. Que vem, em grande medida, dos indígenas que habitavam o Brasil e dos negros escravizados, arrancados da África.
Entre as manifestações culturais da região estão danças e festas como o bumba meu boi, maracatu, caboclinhos, carnaval, ciranda, coco, terno de zabumba, marujada, reisado, frevo, cavalhada e capoeira. Algumas manifestações religiosas são a festa de Iemanjá e a lavagem das escadarias do Bonfim.
Eles tinham religião, hábitos, costumes e comportamentos similares, a divisão do trabalho também era parecida entre todos os povos, e o modo de vida deles era baseado na caça, na pesca e na coleta, acrescida da agricultura de algumas plantas, como a mandioca.
Muitas comidas, palavras e hábitos indígenas fazem parte do nosso dia a dia! ... O costume de se alimentar com peixes, frutos do mar e carne de caça também é uma herança indígena. As frutas, como cupuaçu, graviola, açaí, caju e buriti, eram muito consumidas por esses povos.
As populações indígenas do mundo preservaram uma vasta quantidade da história cultural da humanidade. Os povos indígenas falam a maioria das línguas mundiais. Herdaram e passaram adiante um rico conhecimento, formas artísticas e tradições religiosas e culturais.