crossorigin="anonymous">
substantivo masculino Indivíduo que expressa um amor excessivo por si próprio; quem está repleto de orgulho: o orgulhoso não frequenta esses lugares. adjetivo Diz-se dessa pessoa, de quem tem orgulho: presidente orgulhoso. Que expressa uma vaidade excessiva; que ostenta suas próprias qualidades.
Uma pessoa orgulhosa mostra altivez, soberba, vaidade, arrogância, podendo mesmo revelar desprezo em relação a outra pessoa. ... Quando o orgulho se refere à dignidade de uma pessoa ou ao sentimento positivo em relação a outro indivíduo, o orgulho é um sentimento positivo.
Para demonstrar que é orgulhoso, nunca fale mal dos outros, nem compartilhe segredos sobre eles. Seja uma pessoa integra, sempre falando positivamente sobre os outros, principalmente quando eles não estiverem presentes. Caso se pegue no meio de uma fofoca, tente trocar de assunto ou se retirar do local.
Acontece que o orgulho estraga muita coisa. O orgulho faz você perder quem ama, faz você perder oportunidades e também pessoas. O orgulho faz você se tornar alguém difícil de ser amado, alguém que, por mais que o outro insista, torna-se cada vez mais difícil de resolver conflitos, de dialogar e de fazer dar certo.
O ego, que é o núcleo da personalidade do indivíduo, é a representação que indivíduo tem de si. Fazendo uma síntese de ambos, o orgulho acontece no momento, depois passa. Já o ego é mais duradouro, isto é, permanente, acompanha a pessoa independente do momento. Como dissolver o ego?
Uma pessoa orgulhosa e egoísta procura a admiração constante por parte dos outros, ama receber elogios e não tem a mesma generosidade na hora de demonstrar esse reconhecimento em relação aos demais. ... Não caia no erro de querer agradar essa pessoa com palavras de ânimo, reconhecimento e elogio constantes.