O pólipo colorretal, ou Adenoma Colorretal, é uma pequena lesão na superfície do cólon ou do reto. Ele se projeta da parede do tubo digestivo para o lúmen, ou seja, para a cavidade. Os pólipos podem ser planos ou elevados, benignos ou malignos, mas todos eles merecem atenção e cuidados médicos.
Pólipos são saliências sólidas de tamanho variável, em geral de 0,5 a 3,0cm, e podem ser solitários ou múltiplos. A causa de seu aparecimento parece estar ligada a fatores hormonais e genéticos. Muitas vezes, eles não apresentam sintomas.
Devido a essa transição entre célula normal e cancerígena, o pólipo precisa ser removido, pois cerca de 30% dos pólipos podem se tornar tumores malignos, caso não sejam removidos. “Mas, não é algo rápido de acontecer. O pólipo pode levar de cinco a 10 anos para tornar-se um tumor maligno.
Como é feita a retirada do pólipo A cirurgia para retirada dos pólipos também é conhecida como histeroscopia cirúrgica e é feita sem cortes e sem que haja cicatrizes na barriga, por exemplo, já que os instrumentos necessários para o procedimentos são introduzidos por meio do canal vaginal e do colo do útero.
Sintomas de pólipos uterinos e quando pode ser grave
A Histeroscopia é capaz de mostrar pólipos, miomas e câncer do endométrio; malformações uterinas que podem provocar abortos e até esterilidade. Também é possível fazer laqueadura (esterilização definitiva) e auxiliar no diagnóstico e acompanhamento de lesões do colo uterino causadas pelo HPV (Papiloma Vírus Humano).
Os pólipos podem criar dificuldades para engravidar e levar à infertilidade feminina, pois podem atuar como uma barreira física à implantação do embrião no endométrio, processo fundamental para o início da gravidez.
A pedra na vesícula não impede a gravidez nem afeta o bebê, no entanto, pode favorecer o desenvolvimento de algumas complicações. Por isso, é importante consultar o obstetra e ter acompanhamento nutricional caso surjam sintomas indicativos de pedra na vesícula para que o tratamento mais adequado possa ser inciado.
O tempo de espera para a tão desejada gravidez varia a cada caso, mas identificamos que 3-6 meses é o período considerado ideal para aguardar engravidar após uma laparoscopia.
Olá. Sempre siga as orientações pós-operatórias do seu médico. Geralmente 10 a 15 dias são suficientes para retorno as relações sexuais. Converse com o seu médico.
Após a cirurgia, quando o procedimento é mais simples, é recomendado apenas um repouso de 24 horas. Já nos casos mais complexos, como a remoção de miomas maiores, a recomendação é de repouso por mais dias, de acordo com orientação médica.