Dr:A dilatação dos rins do bebê pode ser devido a diferentes causas, como cistos renais ou obstruções do trato urinário fetal. A obstrução congênita completa é rara, ocorrendo um caso a cada mil nascimentos.
Os rins, cuja principal função é a filtração sanguínea, iniciam sua formação a partir do primeiro mês gestacional. Estruturas rudimentares formam-se na região sacral do feto e, entre a 6ª e a 9ª semana de vida, os rins em maturação ascendem para sua posição definitiva lombar esquerda e direita.
A fecundação – união entre o óvulo e o espermatozóide – dá origem ao zigoto, que se instala no útero após uma série de divisões celulares. Nesse momento, a placenta também começa a se formar, envolvendo o embrião com o líquido amniótico, que auxilia na alimentação do embrião e o protege caso a mãe sofra uma queda.
Todos os alimentos que consumimos podem se transformar em glicose, que funciona como estimulante do feto. Essa substância chega ao bebê através do cordão umbilical.
Durante muito tempo, acreditou-se que a placenta – um órgão criado exclusivamente para alimentar o feto dentro do útero e expelido depois do parto – tivesse um papel passivo durante o desenvolvimento do bebê. Acreditava-se que ele apenas transportava nutrientes do corpo da mãe para o corpinho do bebê.
1) Podemos afirmar que os nutrientes ingeridos pela mãe chegam ate o feto por meio da placenta. A placenta é uma estrutura vascularizada que permite a troca de nutrientes por meio de difusão, entre a mãe e o bebê.
Resposta. Através do cordão umbilical, que é ligado a ele pelo umbigo.
A desnutrição durante a gravidez pode atrapalhar o desenvolvimento dos órgãos do feto, incluindo o cérebro e isso pode resultar em sequelas para o resto da vida da criança, comprometendo o Q.I. e causando dificuldades no aprendizado. A deficiência alimentar também pode aumentar o risco de parto prematuro.