O que pode causar a afasia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A afasia é definida como um distúrbio de linguagem, afetando a capacidade de comunicação de uma pessoa. Geralmente acontece por alguma lesão ou acidente vascular cerebral (AVC), mas também pode se desenvolver aos poucos, durante o crescimento de um tumor ou desenvolvimento de uma doença.
Quais são os tipos de afasia?
Podem ser classificadas em oito tipos diferentes: afasia de Broca; afasia de Wernicke; afasia de condução; afasia global; afasia transcortical motora; afasia transcortical sensorial; afasia transcortical mista; e afasia anômica.
Como se detecta una afasia?
Afasia
As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.
Os médicos geralmente podem identificar o problema ao fazer perguntas para a pessoa.
São realizados exames de diagnóstico por imagem, como a tomografia computadorizada (TC) ou a ressonância magnética (RM).
Mais itens...
O que faz a pessoa perder a fala?
Fernanda Papaterra Limongi – As mais comuns são os acidentes vasculares cerebrais, isquêmicos ou hemorrágicos. No entanto, podem existir outras causas para a afasia, como tumores ou traumatismos cranianos provocados por acidentes automobilísticos, por armas de fogo ou por quedas graves.
O que causa a afasia de Broca?
Causas. Esta afasia ocorre por lesão na área de Broca, localizada no giro opercular da região frontal, com predominância esquerda (Lateralização das funções encefálicas), sendo geralmente causada por um acidente vascular cerebral (AVC).
O que é afasia de compreensão?
Afasia é uma disfunção de linguagem que pode envolver deficiência na compreensão ou expressão de palavras ou equivalentes não verbais de palavras. Resulta de disfunção dos centros de linguagem no córtex cerebral e núcleos da base, ou das vias de substância branca que os conectam.
O que fazer para melhorar a afasia?
O tratamento da afasia é iniciado, na maioria dos casos, com sessões de terapia da linguagem no consultório de um fonoaudiólogo, através de atividades que estimulem as áreas do cérebro afetadas.
Como avaliar a afasia de Broca?
Os indivíduos com afasia de Broca frequentemente têm dificuldade de entender frases sintaticamente complexas ou semanticamente reversíveis (por exemplo, "toque no nariz depois de tocar no pé"), mas não têm muitos problemas para entender frases simples e semanticamente não reversíveis.
Quando o AVC afeta a fala?
- Afasia é o termo técnico para as dificuldades com linguagem e fala que uma pessoa pode vivenciar após um derrame ou outro dano cerebral; - Há tipos diferentes de afasia; - No caso da afasia de broca, a fala é limitada à troca de menos de quatro palavras que demandam muito esforço para serem produzidas.
O que fazer quando o AVC afeta a fala?
A terapia fonoaudiológica deve estar voltada para a reabilitação da comunicação da pessoa afetada pelo AVC, pois é comum nesses casos. O diagnóstico fonoaudiológico inclui avaliações de fala, funções cognitivas, compreensão e expressão da linguagem.
O que é afasia de Broca e de Wernicke?
Enquanto na afasia de Broca, a fala é perturbada, mas a compreensão está intacta, na afasia de Wernicke, a fala é fluente, mas a compreensão é pobre. A afasia de condução é provocada por lesão do feixe arqueado, feixes que conectam a área de Broca com a área de Wernicke.
O que é Parafasia afasia de condução?
A afasia de condução é caracterizada por uma linguagem fluida, mas com alteração significativa de repetição, com compreensão preservada ou quase, e uma expressão com dificuldade de encontrar as palavras (anomia), ou seja, substituir um fonema por outro (parafasias fonêmicas).
O que é a afasia de Wernicke?
A afasia de Wernicke é um tipo de distúrbio neurológico que afeta a capacidade de fala. Sem perceber ou notar que há algo de errado, o paciente inverte palavras e fala frases sem sentido. Ele consegue falar várias palavras em sequência, em um discurso aparentemente fluente mas que não faz sentido.
Qual a diferença de afasia e disfasia?
Apesar do termo afasia significar estritamente uma completa ausência de linguagem, consagrou-se o seu uso no lugar da palavra mais correta, “disfasia”, para se designar qualquer transtorno, incluindo os discretos, do uso simbólico das palavras.
O que quer dizer o termo disartria?
A disartria é a perda da capacidade de articular as palavras de forma normal. É uma condição neurológica que causa uma alteração na pronúncia ou articulação da fala.
Como se comunicar com paciente com afasia?
“Converse num ambiente tranquilo, dê mais tempo para a pessoa se expressar e compreender você. Mostre que se interessa pelo que a pessoa tem a dizer e que, apesar das dificuldades, é muito bom conversar. Use desenhos, gestos e imagens, se necessário, além de frases curtas e simples, abordando um tema de cada vez”.