Colocar CPF na nota ajuda a melhor a sua educação financeira? Muitos não sabem para que o CPF serve nesse caso.
Atualmente, nem todos os estados possuem o programa de inclusão do CPF na nota. O primeiro estado a adotar o sistema foi o Rio Grande do Sul, em 2012. Hoje, de 27 estados, apenas 15 são adeptas.
Mas, os crédito também podem ser utilizados a cada 6 meses para recarga de celular, ingressos de show, entre outras possibilidades, que serão pagos por meio da conta bancária cadastrada.
E ainda há a facilidade de poder acompanhar tudo em app próprio para isso. Nele, você consulta quantos pontos você já ganhou, acessa relatórios de despesas e faz reclamações.
Para ter mais transparência na arrecadação de impostos e aumentar o controle da tributação fiscal do ICMS, alguns governos estaduais buscam formas de incentivar o colocar o CPF.
No entanto, o governo não irá fazer uma fiscalização sua. Aliás, os governos estaduais oferecem vantagens muito interessantes para estimular o cadastro do CPF na nota.
As chances de ganhar são proporcionais a quantidade de vezes que você colocar o CPF na nota. Óbvio que você precisa conhecer as regras de seu estado e, muitas vezes, é necessário se cadastrar, mas nada complexo.
SAIBA MAIS: Como consultar a dívida ativa do IPVA? Aprenda agora!
E fique tranquilo porque sim: a loja é obrigada a cadastrar essa nota para não ser acusada de sonegação do ICMS. Assim, você começa a ter chances de ganhar alguns benefícios. Dependendo das localidades em que você estiver, eles podem variar. Mas, basicamente são:
Esse programa do Nota Carioca é para a cidade do Rio de Janeiro e não para o Estado. Além de tudo é maior burocracia para se cadastrar. Você se cadastra pelo site mas tem que imprimir a solicitação de liberação da senha é levar na secretaria de Fazenda, que em tida cidade do Rio, só tem 5 postos para receber.
Utilizando como exemplo a Nota Fiscal Paulista (cada estado tem suas regras), os valores são:
Quando o consumidor exige o CPF na nota, a emissão do documento torna-se obrigatória (como se já não fosse, né?). Em outras palavras, se você não reivindicar, pode ser que a nota não seja gerada, o empreendimento pague menos impostos e infrinja as leis.
Com a Nota Potiguar, você ganha 0,1% de desconto a cada ponto acumulado por CPF na nota no IPVA, por exemplo, podendo chegar a 10% no ano.
Em SP, a principal vantagem é o resgate de parte dos valores em notas acumulados ao longo do tempo. O percentual também varia, dependendo do tipo de estabelecimento em que você compra e do ICMS em que cada um paga.
Afinal, fazendo suas compras do dia a dia que de qualquer modo seriam realizadas, pode concorrer a prêmios e ganhar descontos em seus impostos. Desse modo, pode economizar dinheiro.
Também chamada de Nota Legal, os maranhenses podem ter parte dos valores de suas notas resgatados. Essa quantia é “devolvida” por conta-corrente devidamente cadastrada no site da Secretaria de Fazenda do Maranhão.
Existem muitos lugares que o CPF na nota ajudar a ter uma renda extra. Por isso, não hesite: se perguntarem, você já sabe! Além de poder sair ganhando, você ajuda a combater a sonegação fiscal — um grave problema para a economia do nosso país. Então, contamos com você nessa, ok?
Cadastrar o CPF na nota fiscal pode trazer vários benefícios para o consumidor. Com isso, ele consegue até mesmo ganhar dinheiro e participar de sorteios e premiações especiais.
Além disso, não nenhum risco em informar seu CPF, esse dado sozinho não faz com que você se torne vítima de fraude. Também, não será utilizado pelo programa de cidadania fiscal.
Ao cadastrar o CPF na nota, cada compra feita fica registrada e vinculada ao seu CPF. Assim, é possível cumprir os principais objetivos do cadastro: melhorar a transparência dos impostos arrecadados.
Por meio desse sistema, o governo de cada estado consegue controlar o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) e a sonegação de impostos.
Em Sergipe, as regras do programa de benefícios são bem parecidas com os dos demais estados, sobretudo o do Amazonas, com a diferença que você ganha bilhetes para o sorteio a cada NF-e, independentemente do valor.
O score, na verdade, é formado por informações relacionada à análise de risco de crédito. Por exemplo, dados cadastrais, negativações, comprometimento de renda, endividamento, entre outros.