crossorigin="anonymous">
Pluralismo é, num sentido amplo, o reconhecimento da diversidade. O conceito é usado, frequentemente de modos diversos, numa ampla gama de questões. Em política, é o reconhecimento de que vários partidos possuem igual direito ao exercício do poder político segundo procedimentos eleitorais claramente definidos.
Sociedade plural é aquela composta por vários setores de poder, inexistindo, portanto, um único órgão responsável por proferir as decisões administrativas e políticas. Ou seja, a corrente pluralista se opõe à tendência de unificação do poder, que é característica da formação do Estado moderno.
É um novo paradigma que abre espaço às diversas cosmovisões religiosas, que por meio do diálogo e alteridade busca o entendimento, a paz e a tolerância entre os indivíduos. Pluralismo religioso representa a liberdade religiosa dos homens e a valorização de todas as manifestações religiosas.
Pluralismo religioso é uma condição observada em sociedades nas quais não ocorre a hegemonia de uma única religião, ou a hegemonia religiosa tende a desaparecer. Pode ser considerado uma consequência da democratização das sociedades, considera todos os sujeitos religiosos como legítimos.
Cada etnia indígena tinha sua visão de mundo. Ou seja, sempre houve uma pluralidade religiosa por aqui, mas pluralismo é coisa mais recente. Envolve a ideia de Estado laico e liberdade religiosa. Os colonizadores de então impuseram sua fé cristã como única possibilidade.
Esse fenômeno religioso, uma das marcas da religiosidade brasileira, caracterizado pela interpenetração de crenças, ritos e costumes de diferentes religiões, onde o indivíduo mistura e se apropria na sua prática religiosa de elementos de diferentes religiões, é chamado de: Pluridentidade religiosa.
Resposta. Resposta: diversidade religiosa: diz que são as diferentes tipos de religioes pelo mundo a fora , há religioes diferentes por todo o mundo. pluralismo religioso: diz que todas as religiões são igualmente válidas, boas e amorosas.
Resposta. Resposta: Dois grupos de pessoas buscando a mesma coisa mas de formas e maneiras diferentes.
Pluralismo é basicamente a crença de que as religiões do mundo são igualmente válidas e verdadeiras na sua comunicação da verdade sobre Deus, o mundo, ea salvação.
Resposta: Significa ter uma atitude respeitosa com as crenças diferentes das suas. Não é porque você é católico que vai ser intolerante com os umbandistas ou islâmicos, por exemplo. Mesmo aqueles que escolhem não acreditar em Deus, os ateus, merecem todo o respeito.
Dados disponibilizados pela CIA, a inteligência dos Estados Unidos, afirma que as maiores religiões do mundo são2: cristianismo (31,4% da população mundial), islamismo (23,2% da população mundial) e hinduísmo (15% da população mundial).
Os judeus acreditam que YHWH (Javé ou Jeová, em português) seja o criador do universo, um ser onipresente, onipotente e onisciente, que influencia todo o universo e tem uma relação especial com seu povo. O livro sagrado dos judeus é o Torá ou Pentateuco, revelado diretamente por Deus.
Lista dos principais grupos religiosos do Brasil