Significado de Pejorar verbo transitivo direto Aviltar, depreciar, rebaixar: Pejoraram nossas intenções.
Pejorativo é um substantivo (ou Adjetivo) que possui uma carga negativa ou ofensiva, que exprime sentido desagradável ou de desaprovação, de ordem psicológica ou social. Lábio e Beiço; Beiço é uma palavra pejorativa e preconceituosa, que é usada para ofender e discriminar.
Apelido dado a alguém que designa alguma coisa de forma maliciosa. Não use apelidos pejorativos com os outros porque é muito feio! ...
12 sinônimos de pejorativo para 1 sentido da palavra pejorativo: Depreciativo: 1 depreciativo, insultuoso, ultrajante, vilipendioso, aviltante, desdenhativo, desdenhoso, desfavorável, despectivo, difamatório, grosseiro, indelicado.
pe·jo·ra·ti·vo vo.
O contrário de pejorativo é: Principais antônimos de pejorativo: 1. apreciativo, dignificante, elogioso, enaltecedor, laudativo, respeitoso, louvaminheiro, meliorativo, melhorativo, laudatório, laudatício, engrandecedor.
Sarcasmo e Ironia são formas de expressar uma afirmação com sentido conotativo, ou seja, figurativo. Essas palavras derivam do grego. Sarcasmo vem de sarkasmós, que significa zombaria e escárnio (sarx=carne e asmo= queimar). Já ironia significa “perguntar fingindo não saber a resposta”, “disfarce” ou “dissimulação”.
substantivo feminino Vantagem que algumas pessoas possuem, por pertencerem a determinada classe, que as diferenciam das demais; privilégio. Direito próprio de um ofício, cargo ou profissão; regalia: usufruía das prerrogativas que a política lhe trazia. Etimologia (origem da palavra prerrogativa).
Parágrafo único – São deveres do advogado; I – preservar, em sua conduta, a honra, a nobreza e a dignidade da profissão, zelando pelo seu caráter de essencialidade e indispensabilidade; II – atuar com destemor, independência, honestidade, decoro, veracidade, lealdade, dignidade e boa-fé; ...
O Estatuto da Advocacia, lei federal nº 8906/94, aduz “São direitos do advogado: comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que considerados incomunicáveis”.
Honorários contratuais. Também conhecidos como honorários convencionais, são aqueles combinados entre o advogado e o cliente e firmados em contrato. O valor é estipulado entre as partes e deverá ser pago independentemente do sucesso da causa. ... A forma como o serviço será pago também pode ser combinada.
Ao advogado, ainda que atue em causa própria, serão devidos honorários de sucumbência, fixados entre o mínimo de 5% (cinco por cento) e o máximo de 15% (quinze por cento) sobre o valor que resultar da liquidação da sentença, do proveito econômico obtido ou, não sendo possível mensurá-lo, sobre o valor atualizado da ...
Os honorários devem ser pagos em espécie (dinheiro), preferencialmente. O pagamento com bens deve ser evitado, e somente é admitido em caráter excepcional.
Art. 22. A prestação de serviço profissional assegura aos inscritos na OAB o direito aos honorários convencionados, aos fixados por arbitramento judicial e aos de sucumbência.
Falamos em honorários arbitrados quando não existe um acordo entre o advogado e a parte que ele representa sobre a remuneração previamente ao início do processo. Nesse caso, é o juiz quem arbitra, isto é, quem define o valor dos honorários a serem pagos.
Honorários pertencem ao advogado, mesmo em caso de acordo extrajudicial. A Corte Especial do STJ começou a decidir ontem (02) que os honorários advocatícios de sucumbência pertencem ao advogado e são devidos mesmo que a parte firme um acordo extrajudicial, sem a participação de seu advogado.
O Código de Processo Civil – Lei prevê em seus artigos 389, 395 e 404 que, em caso de descumprimento de obrigação, o credor tem direito a ser ressarcido das despesas com “honorários de advogado”.