O que se tem de herança são os traçados das ruas, a inspiração arquitetônica de prédios compridos e estreitos, além da disposição das edificações, a mesma desde o período do governo do conde Maurício de Nassau. É como se a Mauristadt (nome dado à capital pernambucana na época) estivesse debaixo da cidade contemporânea.
A expulsão dos holandeses do Brasil gerou sérios problemas para a economia da Colônia portuguesa na América. Eles passaram a produzir açúcar nas Antilhas, região da América Central, comercializando-o a um preço mais baixo na Europa. Além disso detinham o domínio sobre os mercados consumidores europeus.
Os jesuítas, a tentar explicar a situação em que ficavam no Brasil, foram também expulsos da Corte em 1757. Nesta mesma data, Pombal inicia a sua campanha antijesuítica em Roma, acusando os padres da Companhia de praticarem comércio ilegal no Brasil e de incitarem as populações contra o governo.
Durante os 24 anos da colonização holandesa, o grande destaque deu-se por meio da administração de Maurício de Nassau, nomeado governador-geral da colônia em 1637. O domínio teve fim em 1654, depois que Portugal e os colonos de Pernambuco mobilizaram-se para expulsar os holandeses de lá.
Um novo movimento de expulsão por parte dos colonizadores portugueses se iniciou: em 1642, o capitão Antônio Teixeira de Melo organizou uma expedição para enfrentar os holandeses, mas só conseguiu a vitória efetiva dois anos depois.
A oposição dos portugueses aos holandeses ocorreu em decorrência da intensificação da cobrança de impostos e também da cobrança dos empréstimos realizados pelos senhores de engenho de origem portuguesa com os banqueiros holandeses e com a Companhia das Índias Ocidentais, empresa que administrava as possessões ...
A invasão holandesa no Brasil teve como consequências principais o desenvolvimento da província de Pernambuco (sede dos invasores) e o comprometimento dos interesses de Espanha e Portugal, que, controladores da colônia do Brasil, perderam uma importante fonte de recursos com a invasão.
Colonização de Pernambuco Através do sistema de Capitanias Hereditárias, Duarte Coelho tomou posse da Capitania de Pernambuco, chamada inicialmente de Capitania Nova Lusitânia. Em 1535 foi fundado o povoado de Olinda e em 1537, esta passou a ser Vila. Igualmente, em 1537, foi fundada a cidade de Recife.
Entre 1534 e 1536, Dom João III, rei de Portugal, instalou o sistema de Capitanias Hereditárias no Brasil e dentre os primeiros 14 lotes distribuídos estava a Capitania de Pernambuco, chamada de Nova Lusitânia. Seu donatário era Duarte Coelho, que assim a batizou.
O frevo tem origem no século XIX na cidade de Recife, em Pernambuco. Foi decorrência da rivalidade entre as bandas militares e os escravos que tinham se tornado livres. A palavra frevo surge como uma corruptela do verbo ferver (“frever”), isso porque o frevo é uma dança frenética, de ritmo muito acelerado.
A versão mais comum sobre Pernambuco diz que, por trás desse nome, está a mesma raiz em tupi (pa'ra) que Pará, Paraná e a Paraíba. No caso de Pernambuco, o termo na língua indígena seria paranãpuka, algo como “buraco no mar” ou “furo que o mar faz”.
O estado de Pernambuco é banhado pelo oceano Atlântico e faz divisa com os estados:
Pernambuco possui dentre outras alcunhas a de Leão do Norte, expressão que se origina na figura de armas do antigo capitão-donatário Duarte Coelho, em alusão à coragem e ao espírito combativo do povo pernambucano.
Pernambuco é conhecido como Leão do Norte pela força e coragem dos seus moradores e também por sua história de lutas libertárias como a Batalha dos Guararapes, as revoluções dos Mascates, Praieira e de 1817, além da Confederação do Equador, e mais, recentemente, na redemocratização do país.
A cor branca representa a paz. O arco-íris simboliza a união de todos os pernambucanos. A estrela caracteriza o estado no conjunto da Federação. O Sol é a força e a energia de Pernambuco.
Pernambuco foi o primeiro núcleo econômico do Brasil, já que foi ali que o pau-brasil foi mais explorado assim como a cultura da cana-de-açúcar. Era a capitania mais rica da América portuguesa durante essa época e era o maior produtor mundial de açúcar.
Lista dos 5 melhores estados para morar no Brasil
Era o bairrismo local já voando alto, a ponto de, em 1817, o estado virar um país. República, mais de 70 anos mais jovem que a brasileira, independente do Reino Unido do Brasil e de Portugal. A ousadia foi fruto de uma revolução. Durante 75 dias, quatro estados nordestinos e parte da Bahia viraram um nação: Pernambuco.