Aquela substância que atravessa nossas narinas quando respiramos se chama ar. O ar não pode ser tocado, e geralmente não apresenta cor, cheiro, nem gosto. Ele é formado por diversos gases.
Corte o papel em formato de quadrado. Junte as pontas do quadrado e dobre o papel, para que ele tenha a marca de quatro triângulos. Faça um corte em cada marca e faça as pontas se encontrarem no centro do papel. Prenda as pontas juntas com um alfinete e espete o catavento no canudo ou no palito de churrasco.
O cata-vento, ou veleta, é um dispositivo que aproveita a energia dos ventos (energia eólica). Chamam-se também cata-vento os simples indicadores de direção do vento, como setas que giram sobre um eixo vertical.
Leve o círculo até a “cabeça” do alfinete. Fure também o centro do cata-vento e prenda-o com a cola ao círculo....Você vai precisar de:
Método 2 de 2: Fazendo uma biruta de plástico
Cola quente. Palito de churrasco ou palito de algodão doce. Lápis....Com fazer:
1. Lâmina ou figura enfiada numa haste, geralmente colocada no alto dos edifícios, que indica a direcção do vento. 2. Brinquedo constituído por uma haste em cuja extremidade há uma estrutura de papel ou afim com forma de moinho de vento.
Na Figura 4 são mostrados os principais tipos de cataventos, quais sejam: o americano multipá, o Darrieus e os aerogeradores com eixo horizontais. Quanto ao avanço tecnológico dos modelos pode-se citar as turbinas eólicas do tipo WARP TM (Wind Amplified Rotor Platform) e TARP TM.
- Quando o vento diminui os Cataventos sem ALAVANCA param de trabalhar devido o peso do varão e o peso da coluna d´água. Este é um peso morto que os aparelhos convencionais deverão levantar cada vez que acionarem a bomba. O Catavento com a ALAVANCA anula este peso e assim contínua trabalhando.
O catavento é um brinquedo que a imita a técnica dos moinhos de vento, aproveitando a força do vento para fazer girar suas 'aspas'. O registro mais antigo do uso de moinhos de vento data de 915 A. C. Empregados na moagem de grãos, foram encontrados na Pérsia, onde hoje se localiza o Irã, no continente asiático.
Coordenadas: 23° 32' 39" S 46° 37' 41" O