Sistema que defende a separação entre a igreja ou a religião e o Estado ou a política.
Secularização é o nome dado ao processo descrito por alguns teóricos da Sociologia que engloba o abandono gradual da religião e de organizações sociais construídas sobre bases tradicionais. ... De um lado, há aqueles que defendem a existência inegável do processo de secularização no mundo contemporâneo.
Concluindo, a religião tem como função psicológica básica, fornecer símbolos (imagens, narrativas e ritos) que intermediem a relação da consciência com o inconsciente, oferecendo um sistema de referência que promove a segurança e estabilidade do Ego.
A Psicologia da Religião estuda os fenômenos religiosos como fenômenos da cultura, constituintes do ser humano. Nesse sentido examina, entre outros temas, as práticas, crenças e experiências religiosas.
Para a psicologia, a experiên- cia religiosa é uma experiência humana e as práticas religiosas são com- portamentos humanos. A “experiência religiosa” é um tipo de “experi- ência humana”, nada mais. Assim, as práticas religiosas são um tipo de comportamento humano que podem ser estudados como qualquer outro fenômeno.
Religião - O papel que as crenças religiosas desempenham na vida social. O estudo da religião é tema constitutivo e fundador da sociologia. Tanto Karl Marx, como Émile Durkheim e Max Weber se interessaram pela elaboração de teorias visando compreender aspectos da vida religiosa e sua influência na sociedade.