É o músculo mais longo do corpo, cruzando obliquamente a coxa de lateral para medial enquanto desce até ao joelho. Este músculo pertence ao grupo dos músculos do compartimento anterior da coxa que engloba os músculos extensores da perna, o quais são simultaneamente responsáveis pela flexão da coxa.
substantivo masculino [Anatomia] Diz-se de um músculo do qual uma das extremidades se divide em dois corpos distintos, com dois tendões de inserção nessa extremidade: bíceps braquial, na parte anterior do braço, e bíceps crural, na parte posterior da coxa.
Durante a contração, causa flexão e supinação do antebraço, com força máxima quando o antebraço está próximo de 90 graus. Esse músculo também é um flexor fraco do braço, agindo na articulação do ombro. O bíceps (bicípite) braquial é inervado pelo nervo musculocutâneo (C5-C6).
O compartimento anterior do braço é conhecido como compartimento flexor, já que a flexão é a sua principal ação. Os músculos contidos nele são o bíceps braquial, braquial e coracobraquial. Todos eles são inervados pelo nervo musculocutâneo.