crossorigin="anonymous">
Doença provocada por intoxicação alimentar devida a uma toxina elaborada pelo Clostridium botulinum, desenvolvido em conservas e enchidos mal esterilizados. É uma doença muito grave e com grande mortalidade.
Botulismo alimentar - Os sintomas podem ser gastrointestinais e/ou neurológicos, com início rápido e progressivo. As manifestações gastrointestinais mais comuns são: náuseas, vômitos, diarreia e dor abdominal, que podem anteceder ou coincidir com os sintomas neurológicos.
Devem ser adotados procedimentos que evitem a multiplicação de esporos e a multiplicação da bactéria. A esterilização correta dos alimentos elimina a possibilidade de se contrair a bactéria. Alimentos devem ser conservados sob refrigeração ou congelamento para dificultar o crescimento da bactéria.
Prevenção
A BOTULINOGEN® é uma vacina bivalente e específica para proteger com segurança contra o botulismo, disponibilizada em apresentações de 20 doses e de 50 doses. O Clostridium botulinum pode permanecer no solo e em matéria orgânica por longos períodos, sem causar doença.
A intoxicação alimentar é uma doença causada pela ingestão de alimentos que contém organismos prejudiciais ao nosso corpo, como bactérias, parasitas e vírus. Eles são encontrados principalmente na carne crua, frango, peixe e ovos, mas podem se espalhar para qualquer tipo de alimento.
4 passos para tratar uma intoxicação alimentar em casa
O que realmente acontece: o gato come tão rápido que ele engole a ração sem mastigar e ingere bastante ar também. Grandes pedaços de ração e ar no estômago provavelmente serão vomitados. Se o seu gato vomita um grão inteiro de ração logo após comer, provavelmente a culpa é da regurgitação.