crossorigin="anonymous">
Símbolo de resistência, o Guerreiro é um auto que faz parte do ciclo natalino alagoano, assim como o Reisado, a Chegança, o Fandango e tantos outros. Os pedaços de espelho, miçangas e fitas ornamentam as esculturas de igrejas ou catedrais confeccionadas em chapéus usados por todos os integrantes do grupo.
Auto dos Guerreiros ou Guerreiro é um folguedo natalino de caráter dramático profano-religioso, que se comemora entre o período de 24 de dezembro a 06 de janeiro, anunciando de porta em porta a chegada do Messias e homenageando aos três Reis Magos.
Guerreiro é um grupo de dançadores e cantadores semelhante ao reisado, mas com maior número de figurantes e episódios, maior riqueza nos trajes e enfeites e maior beleza nas músicas. ... Os trajes são multicoloridos, imitação dos antigos trajes nobres, adaptados ao gosto e às possibilidades econômicas.
São João de Maceió
Rei, rainha, embaixador, mestre ou secretário de sal, contramestre, mateus e palhaço são os personagens da manifestação.
Resposta. Resposta: Multicolorido, marcado pela presença de “dançadores” e cantores, o guerreiro alagoano é um folguedo que surgiu por volta de 1927 e 1929. ... O folguedo possui em média 36 personagens e cada um é identificado pelos chapéus, geralmente em forma de igrejas, palácios e catedrais.
Os folguedos sul-rio-grandenses são: Cavalha- das, Bumba-Meu-Boi, Terno de Reis, Terno de Santos e de Atiradores do Ano Novo, Folia do Divino, Congada e Ensaio de Promessas de Quicumbi.
Embora ocorram em quase todo território brasileiro, é no Nordeste que se fazem mais presentes. Os principais folguedos da cultura popular brasileira e suas características: - Afoxé: dança-cortejo, típica da Bahia, e ligada aos rituais do candomblé. - Bumba-meu-boi: típico folguedo da região Nordeste do Brasil.
substantivo masculino Festa popular; festa de caráter popular e tradicional que traz os costumes ou hábitos de um povo, de uma região: folguedo do Bumba Meu Boi. Brincadeira; ação de brincar, de se entreter, de se divertir. Etimologia (origem da palavra folguedo). Folgar + edo.
O Reisado apresenta diversas modalidades e é composto de várias partes: a abertura ou abrição de porta; entrada; louvação ao Divino; chamadas do rei; peças de sala; danças; guerra; as sortes; encerramento da função. A música no Reisado está sempre presente. O Mestre é o solista, sendo respondido pelo coro a duas vozes.
No reisado, os grupos formados por músicos, cantadores e dançarinos representam o rei, a rainha, o mestre e o contramestre, o Mateu e a Catirina, sua esposa no enredo, além de entes fantásticos como o boi, o Jaraguá e a Burrinha.
O Reisado é de origem egípcia, considerada uma festividade profano-religiosa. No Egito era chamada de Festa do Sol Invencível, comemorada em 6 de janeiro. Na Europa foi adotada, inicialmente, pelos romanos em 25 de dezembro (data em que nasceu Jesus Cristo, segundo os cristãos).
A Folia de Reis ou Reisado é um auto popular que procura rememorar a jornada dos reis Magos, a partir do momento em que eles recebem o aviso do nasciment do Messias, até a hora em que encontram o Deus-menino na lapinha.
substantivo feminino Dança em ritmo acelerado de muitas pessoas, ao som do pandeiro. Brincadeira, pândega, folguedo, folgança.
Uma das principais características do reisado são os trajes usados pelos participantes, em geral roupas muito coloridas, chapéus, fitas e espelhinhos. Outra característica diz respeito à estrutura da festa.
Folia de Reis - De origem europeia, festa também é tradicional no Brasil. O dia 6 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos, ou da Folia de Reis. Diz a tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido.
A Folia de reis, também chamada de Reisado ou Festa de Santos Reis, é uma festa popular e tradicional brasileira. ... O Reisado possui um caráter cultural e religioso, e ocorre no período de 24 de dezembro a 6 de janeiro (Dia de Reis ou Dia dos três Reis Magos).
O Reisado é formado por um grupo de músicos, cantores e dançarinos que percorrem as ruas das cidades e até propriedades rurais, de porta em porta, anunciando a chegada do Messias, pedindo prendas e fazendo louvações aos donos das casas por onde passam.
Segundo os evangelistas, esses reis eram sábios do Oriente que foram guiados pela Estrela D'Alva (Estrela do Oriente) até o local onde Cristo havia nascido, em Belém, na Galileia. Os nomes dos três reis eram Baltasar, Belquior e Gaspar.
Os Reis Magos na Bíblia A primeira e única vez que os Reis Magos (Gaspar, Baltazar e Melchior) aparecem na Bíblia é no Evangelho segundo Mateus, o primeiro livro do Novo Testamento, no segundo capítulo da história descrita por este apóstolo.
dia 06 de janeiro
Comemorada em 6 de janeiro, data é feriado municipal na capital do Rio Grande do Norte. O dia de Santos Reis, celebrado pela Igreja Católica no dia 6 de janeiro, é de feriado na capital do Rio Grande do Norte.
Pegue uma romã e retire 9 sementes pedindo aos 3 Reis Magos, Baltasar, Belchior e Gaspar, que nesse ano que se inicia você tenha muita saúde, amor, paz e dinheiro. Depois pegue 3 das nove sementes e guarde na carteira para que nunca lhe falte dinheiro. As outras 3 você engole.
Os Reis Magos desfilam em carros bem decorados, acompanhados de muitos cavaleiros e lançam doces à assistência. É ainda comum oferecer “carvão de azúcar” às crianças. Seguindo as tradições de países como Espanha, Argentina e Uruguai, é também neste dia que se fazem as trocas de presentes e se come a “Rosca de Reyes”.
Os representantes da humanidade escolhidos foram os reis e estudiosos das ciências naturais, os três reis magos, chamados Belchior, Gaspar e Baltazar, que levaram ao menino Jesus presentes simbólicos. O primeiro, também chamado Melquior levou ouro ao menino que seria o Rei dos reis.